Elidéa Lúcia Almeida Bernardino http://lattes.cnpq.br/5229275265887767

Última atualização do Lattes: 16.10.2023

Nomes de citação: BERNARDINO, E. L. A. / BERNARDINO, ELIDÉA LÚCIA ALMEIDA / BERNARDINO, E. L. / BERNARDINO, ELIDÉA / BERNARDINO, E.L.A.
Mestrado: 9
Doutorado: 2
Pos-Doutorado: 0
Outras: 73
  • Trabalho Técnico (56)+
    • Ano
      2022
      Título
      Projeto de tese: As construções negativas em Libras: um estudo baseado em corpus
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer sobre artigo submetido à Revista da Abralin
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad hoc à REJ: Revista de Estudos Judaicos (ISSN 1517-7904)
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer sobre artigo a ser publicado na Revista Texto Livre (ISSN 1983-3652)
    • Ano
      2020
      Título
      Participação da Comissão responsável pela elaboração do Currículo de Português como Segunda Língua para Surdos
    • Ano
      2020
      Título
      Avaliação de progressão docente
    • Ano
      2020
      Título
      Coordenação Executiva de Atividade de extensão
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer sobre artigo submetido à RBLA
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer sobre projeto de pesquisa de Guilherme Lourenço
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer sobre projeto de TESE da doutoranda DANÚBIA DA COSTA TEIXEIRA
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer sobre projeto de TESE de Andreia Chagas Rocha Toffolo
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer sobre artigo submetido à Revista da ABRALIN
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer para Revista Trama, vol. 14 n° 32
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer sobre artigo submetido à RBLA
    • Ano
      2018
      Título
      Avaliação de trabalhos apresentados na XXII Semana de Graduação UFMG
    • Ano
      2018
      Título
      Elaboração de pareceres para 8 projetos submetidos ao International Symposium on Linguistics, Cognition and Culture (LCC)
    • Ano
      2018
      Título
      Elaboração de pareceres para 3 projetos submetidos ao Congresso Internacional DIPROling 2018
    • Ano
      2017
      Título
      Revista Texto Livre: linguagem e tecnologia
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer sobre projeto de pesquisa de Guilherme Lourenço
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer sobre artigo a ser publicado na RBLA
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer sobre artigo 13931 submetido à Revista Calidoscópio
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer sobre projeto de doutorado de Guilherme Lourenço
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer sobre projeto de doutorado de Josiane Marques da Costa
    • Ano
      2016
      Título
      Veredas - Revista de Estudos Linguísticos
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer ad hoc para seleção de artigos para publicação na Regista do GEL
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer sobre artigo submetido à RELIN (Revista de Estudos da Linguagem)
    • Ano
      2016
      Título
      Revista Texto Livre: linguagem e tecnologia - Parecerista na edição 9 da revista
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer ad hoc sobre artigo para a Revista Psicologia: Teoria e Prática
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer ad hoc sobre artigo (#PP-2015-0024) para a revista Pro-Posições ? Unicamp ? ISSN: 1980-6248
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer sobre trabalho submetido à Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA)
    • Ano
      2014
      Título
      Avaliação de propostas para o Programa de Inovação e Qualidade no Ensino de Graduação - PIQEG 2014
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer ad hoc sobre artigo relacionado à área de Libras para a Revista Brasileira de Linguística Aplicada
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer técnico sobre projeto de dissertação de mestrado de Felipe de Almeida Coura
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer ad hoc sobre artigo a ser publicado na Revista de Estudos da Linguagem - FALE/UFMG
    • Ano
      2013
      Título
      Relatório técnico sobre obras do PNBE Temático - Área Educação Especial
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer sobre livro a ser publicado pela editora IBPEX ? Grupo Educacional Uninter
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer ad hoc sobre artigo a ser publicado na Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer ad hoc sobre artigo para periódico Educação em Revista
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer ad hoc sobre artigo a ser publicado na Revista Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, vol. 7 nº 2
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer sobre projeto de dissertação de mestrado Thaís Maíra Machado de Sá
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer técnico-científico sobre trabalho a pedido da UESB
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer sobre Projeto de doutorado de Rosana Passos
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita - Diversidade e Diferença na Educação: Cultura escrita, Letramentos, Políticas Linguísticas e Identidades.
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre artigo submetido ao SBSC 2010 - VII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre artigo Escrita colaborativa como mecanismo de interação entre deficientes auditivos e indivíduos ouvintes
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre artigo Educação inclusiva: o que pensam professores de educaçãoinfantil sobre a presença de alunos surdos
    • Ano
      2009
      Título
      Elaboração de provas para concurso público
    • Ano
      2008
      Título
      Ministração de Curso de Especialização como profissional autônomo
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de provas para concurso público
    • Ano
      2008
      Título
      Contrato para elaboração de material didático com cessão de Direitos Autorais p/ o SENAC
    • Ano
      2007
      Título
      Elaboração de provas para concurso público
    • Ano
      2007
      Título
      Contrato para elaboração de material didático com cessão de Direitos Autorais p/ o SENAC
    • Ano
      2006
      Título
      Consultoria prestada à Prefeitura de Belo Horizonte sobre a Educação e inclusão de surdos
    • Ano
      2006
      Título
      Consultoria prestada ao CAS BH/MG
    • Ano
      1997
      Título
      Participação como intérprete Libras no IV Congreso Latinoamericano de Educación Biling6ue para Sordos
    • Ano
      1988
      Título
      Participação como intérprete Libras no I Encontro de Surdos do Centro Oeste
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Rosana Passos Maria Cristina Cunha Pereira Giselli Mara da Silva Sandra Patrícia de Faria do Nascimento Dinalva Andrade Martins Guilherme Lourenço Bastos, Stéfanie Veríssimo Jéssica C.B. Moura Guilherme Lourenço de Souza Ivani Rodrigues Silva Andréa Beatriz Messias Belém Moreira Rainer da Silva NONATO Deize Vieira dos Santos Sherman Wilcox Michelle Andrea Murta Fernanda Carla de Oliveira Dóris Anita Freire Costa Rosana Passos Tatiane Folchini dos Reis Roberta Cantarella Eder Barbosa Cruz Aline Nunes de Souza Eli Ribeiro dos Santos Débora da Silva Assunção Carvalho Bruna Crescêncio Neves RONICE MULLER DE QUADROS Eva dos Reis Araújo Barbosa Osilene Cruz Letícia Capelão de Souza PEREIRA, MARIA CRISTINA DA CUNHA Ivanete Pereira de Souza Tales Douglas MOREIRA Laura Hirrel Corrine Occhino Kehoe Vinicius Catão de Assis Souza Andreia Chagas Rocha TOFFOLO DRUMOND, Marianna F. Luis Carlos de Assis Rocha Pedro Perini Frizzera da Mota Santos Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes Raquel Oliveira Prates Thais Maíra Machado de Sá Giselli Mara da Silva Denise A. Soares Veridiano Monica Emmanuelle F. C. Nogueira Bárbara N. Salviano de Paula Geisa Mara Batista TOFFOLO, ANDREIA CHAGAS ROCHA Flávio de Souza Santiago Cristiane Paula da Silva Clemente de Ávila Silveira Andréa Jesus Pires Valter Honório dos Santos Elidéa Lúcia Almeida Bernardino Renata de Fátima Marçal Raimundo Pedro Freire Castro Marianna Ferreira Drumond Maiara Taisa Marques Gonçalves Ludimila Labanca Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz Hoffmeister, R. Kourbetis, V. Gislaine Nonato Valdemar Barbosa Lima Júnior Roberta Pires de Oliveira Eli Ribeiro dos Santos Josep Quer Elaine Grolla Cristiane Lazzarotto-Volcão Ana Paula Scher Cristina Name Mailce Borges Mota Alexandra Aparecida de Araújo Felipe C. Pinto Marcos F. Müller Júnio S. Dias Diogo Rennó R. Oliveira Vinícius Catão Denise Queiroz Novais SOARES, Fernanda Reinildes Dias SOARES, Cláudia OLIVEIRA, ERICA Cristina Aparecida Bianchi de Souza Gomes SOUZA, LETÍCIA DE Natália Najyme de Melo Afonso Ângela Maria Vieira PINHEIRO Isabela Novais Costa e Silva Mariana Luisa Barros Soares Lorena Mariano Borges de Figueiredo Alicia Calderon Verde Leidiani da Silva Reis José Carlos Lassi Adriana Aparecida de Oliveira Aline Pizzio Paula Botelho Vieito Francys Silva Araújo Cleonice Barbosa Adriana Oliveira Bárbara Spagiari Sandra Maria Rodrigues de Morais Agnes Débora Gomes Warley Azevedo Maria Edugênia Castelo Branco Albinarte Vitor Lacerda Pereira José Leao Marinho Falcão Filho Tamires Souza Durcinéia Márcia da Silva Natalia Alves Samuel Ribeiro Ruth Schmitz de Castro Pollyanna Miranda de Abreu Nilo Ribeiro Cristiano Silva de Barros Marden Ferreira Ana Beatriz da Silva Daniela M. Andrade Lorraine Moura Livia Norberto Carlos Henrique Rodrigues Rodrigo Ferreira Lidio Norberto Joe C Costa Vanessa Mara Gurgel Rafael Silva Jéssica M. Assis Rosângela Elmira Veloso Isabel F. Carvalho Maria Cândida Viana Pereira Guilherme Lourenço Grécia C. Santos Marília Sousa Andrade Dias Heliana Ribeiro de Mello Fabian A. Santos Maria Luiza da Cunha Lima Diego Pelizer Isabelle Cornelio Balbi Soza Lorena Marina Salatiel PINHEIRO, ÂNGELA MARIA VIEIRA João Henrique de Azevedo Xavier VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO
Libras Ensino de Libras como L2 EaD Formação de Professores surdos Educação de Surdos LSB / LIBRAS Língua de Sinais educação mediada por computador ensino de língua Ensino de Português como L2 Educação Inclusiva Ensino-aprendizagem Classificadores Aquisição de linguagem Monitoria material didático ensino de graduação Ação construída graduação Inclusão de surdos na escola regular Português escrito Ensino LP para surdos Lingüística Cognitiva Intérprete Contraste entre línguas alfabetizaçao Educação Infantil referência Interpretação Language acquisition Classifiers Português Análise linguística da Libras Educação Especial Escrita Brazilian Sign Language Docência do Ensino Superior acessibilidade Educação Bilingue para Surdos Deaf twins bilinguismo Leitura Atendimento Educacional Especializado Ensino de Língua Mediado por Computador surdez interaction TIC - Tecnologia de Informação e Comunicação Sign Language Currículo Multimodalidade pratica pedagogica crianças surdas Deaf children of hearing parents Interação Tradução Libras-português formação de intérpretes Educação Bilíngue lingua em uso Metáforas Descrição da Libras Educação Criança autista Língua Brasileira de Sinais material didático digital leitura labial Letramento Português como segunda língua Corpus de Libras Expressões não manuais Elaboração de currículo bilíngue Linguagem Estratégias de leitura de surdos Seleção Oralização Ensino Aprendizagem Surdos gêmeos Interação Humano-Computador Metodologia de ensino Linguagem e cognição EStratégias de Ensino de Segunda Língua viewpoint Apoio à inclusão Acessível em Libras Produção de classificadores teatro Inteligência Artificial Ensino Médio Cognição classificadores de entidade Visão computacional Deaf children of Deaf parents Deficientes auditivos Língua Portuguesa comunicação avaliação de trabalhos Verbs of Location Inclusão de Surdos Tradução Português-Libras Aquisição tardia de linguagem cultura surda Fonologia Verbs of Motion Bilinguismo intermodal Linguistica Letras-Libras Aquisição de língua de sinais Uso de Ferramentas de EaD Literatura Libras Educação Bilíngue de Surdos inclusao Sintaxe da Libras Morphophonology Bilinguismo dos surdos TDAH Conceitos químicos Ponto de vista Pesquisas sobre a Libras syntax Deaf Education movimento Teoria da Metáfora Conceptual Oralismo UFMG narrativa Descrição de línguas Moodle Ensino de língua inglesa para surdos Aprendizagem Móvel stance Mostra virtual Protolinguagem Tipos de sentenças Produção de Referências oralidade Ordem das Palavras aprendizagem de linguas Políticas Públicas Narrativas em Libras Abordagens de Ensino Translinguagem Ensino de Matemática Ensino de Geografia para surdos gestos / mímica Recurso imagético vídeos Experiências nacionais e internacionais Visualidade sign literacia TICS Jogos e brincadeiras Percurso escolar PCD Instrutor surdo Expressões Faciais e Corporais Aceitação da deficiência Perspectiva Lingüística Aplicada Surdo sinalizador Comunicação Total ensino de leitura semantics tradução comentada sintaxe Autismo Consciência morfológica Síndrome de Down Interação em Libras Definitude ICONICIDADE gesture Figuras de linguagem Ensino de L2/Ln para Surdos Integração de surdos segunda língua m-learning e educação de surdos escrita de línguas de sinais Respeito às diferenças Dicionário estágio probatório Marcadores sintáticos Disciplinas Exatas Perspectiva sócio-histórica Marcadores prosódicos corpus Voz sintoma Ensino de linguagem figurada Práticas de proteção ao Meio Ambiente Impoverished input Compreensão minimalismo habilidade de comunicação PIPA UFMG pedagogia Aquisição de língua oral Pós-Graduação TILS Cursos on-line Contação de histórias Handshape Empréstimo linguístico movimento surdo cultura Concordância verbal Ensino Colaborativo Marcação de aspecto Metáforas e Expressões idiomáticas Verb agreement letramento visual Troca categorial Caso Aprendizagem estatística ergatividade Jornal Visual Importância da Libras nas escolas Surdos profundos SAUDE Bilíngues tardios Computador Braille Ensino Superior Comunidade Indígena Pataxó Imbiruçu Análise Linguística das LS Ensino de Língua Inglesa Expressões corporais IHC Verbo processos inferenciais Deaf children Transdisciplinaridade Pedagogia Pós-métodos Sign language interactions Discursos espontâneos Usos da língua Software Livre Particionamento do corpo Língua natural educação básica Filmes sobre deficiência Comunidade Surda Definido fraco Processo de leitura de Surdos Avaliação da leitura de surdos Crianças surdas de pais ouvintes ASLAI Sign language teaching strategies estratégias de leitura Sobreposição de línguas preconceito linguístico Classifier Esquemas imagéticos Comunicabilidade Metáforas Gestuais LP como segunda língua (L2) ensino de gramática Escolarização do aluno Surdo Body partitioning linguagem e tecnologia psicolingüística história em quadrinhos metáforas multimodais Construções verbais em Libras L2/Ln Teaching approaches Português escrito (ensino médio) Definiteness Estrutura morfofonológica de verbos agreement mal-estar docente juventude Interlíngua Português-Libras glossário Discursos sobre surdez Baixa audição Late language acquisition Erros Distúrbio de processamento auditivo Morfofonologia verbal análise crítica do discurso Ensino-aprendizagem de segunda língua para surdos First language acquisition educação a distância produção textual referências POEMA Crenças categorias sonoras aprendizagem online Metáforas Verbais estrutura argumental Línguas de sinais Applied Sign Linguistics Jogo teatral Sign and gesture Evidentiality Redistribuição docente Ensino de L2/Ln literatura surda TRANSFORMACOES QUIMICAS Dislexia Sign language teaching approaches Chemical Concepts Surdos nativos Surdo oralizado Práticas docentes Oficina de Libras Narrativas em português Cultura escrita Legislação Capacidade biológica para a linguagem Reference Crianças surdas de pais surdos sinal Nome Atendimento em saúde língua escrita Intensificadores em Libras Desenho arquitetonico Efeitos de Modalidade linguagem como prática social ensino remoto emergencial Inclusão no mercado de trabalho Negação em Libras MORFOLOGIA Linguística das Línguas de Sinais Comissão Julgadora Ensino de português escrito ensino de inglês identidade cultural Visema Gramática da Libras interlíngua Constructed Action língua inglesa Objetos de aprendizagem para ensino de línguas Atividade docente Tecnologia Mulher surda Ortografia imigrantes ´Dificuldade de leitura e escrita Direitos linguísticos concordância Avatar Negação
CTIT UFMG