Henrique Rodrigues Leroy http://lattes.cnpq.br/3180371724022378

Última atualização do Lattes: 26.08.2023

Nomes de citação: LEROY, Henrique Rodrigues / LEROY, HENRIQUE RODRIGUES / RODRIGUES LEROY, HENRIQUE
Numero de Citações: Não informado

Fator H: Não informado

Mestrado: 0
Doutorado: 0
Pos-Doutorado: 0
Outras: 41
  • Trabalho Técnico (104)+
    • Ano
      2023
      Título
      Montagem e Elaboração do Exame Celpe-bras
    • Ano
      2023
      Título
      Reunião da Comissão Técnico-científica do Exame Celpe-bras com servidores do Ministério da Educação (MEC) e com o Ministério das Relações Exteriores (MRE)
    • Ano
      2023
      Título
      Reunião da Comissão Técnico-Científica do Exame Celpe-bras com o INEP-MEC e o MRE para montagem de GTs específicos sobre o Exame.
    • Ano
      2023
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2023
      Título
      Artigo Revista 'Trabalhos em Linguística Aplicada' (TLA)
    • Ano
      2023
      Título
      Avaliação-Correção dos textos escritos - Tarefa 03 - Exame Celpe-bras 2023/1
    • Ano
      2023
      Título
      Credenciamento da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para Posto Aplicador do Exame Celpe-bras
    • Ano
      2023
      Título
      Atividade de montagem de prova CELPE-BRAS - do Banco Nacional de Itens (BNI) do INEP, sob a coordenação e supervisão da Coordenação Geral de Exames e Instrumentos da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (CGEI/DAEB)
    • Ano
      2023
      Título
      Artigo para livro sobre Decolonialidade e Educação
    • Ano
      2022
      Título
      Avaliação-correção dos textos da tarefa escrita 02 do Exame Celpe-bras 2021
    • Ano
      2022
      Título
      O desenvolvimento das habilidades orais e escritas: um estudo de caso no curso online preparatório Celpe-bras
    • Ano
      2022
      Título
      Comissão Científica do livro: ?Letramentos Acadêmicos no Brasil: diálogos e mediações em homenagem a Raquel Salek Fiad?
    • Ano
      2022
      Título
      Revista Brasileira de Linguística Aplicada
    • Ano
      2022
      Título
      LIVRO: Não confunda prosódia com pronúncia: fundamentos de prosódia para PLE
    • Ano
      2022
      Título
      Revista de Estudos da Linguagem
    • Ano
      2022
      Título
      Revista Linguagem e Ensino
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer de Projeto de Pesquisa UNILA
    • Ano
      2022
      Título
      Artigo REVISTA CALIDOSCÓPIO
    • Ano
      2022
      Título
      1 Seminário de Teses do 13 CBLA
    • Ano
      2022
      Título
      Comissão Científica do livro 'Percursos acadêmicos e debates interinstitucionais: pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFMG'
    • Ano
      2022
      Título
      ARTIGO REVISTA RBLA
    • Ano
      2022
      Título
      Projeto de Doutorado POSLIN - UFMG
    • Ano
      2021
      Título
      Correção da Parte Escrita - Tarefa 02 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2021
      Título
      Avaliação-correção dos textos da tarefa escrita 02 do Exame Celpe-bras
    • Ano
      2021
      Título
      Comissão de Heteroidentificação para seleção de cotistas raciais
    • Ano
      2021
      Título
      A professora de inglês trans: um estudo de caso à luz da psicanálise e da teoria queer
    • Ano
      2021
      Título
      Membro da Comissão Científica do III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional (III SINEPLA)
    • Ano
      2021
      Título
      Conecta Leitores: diversidade e cooperação no ensino de língua e literatura do Brasil no exterior
    • Ano
      2021
      Título
      Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará (UFC), volume 'Linguagem e Tecnologia'
    • Ano
      2021
      Título
      Artigo sobre translinguagens e tecnologias digitais para a Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA)
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer para capítulo de e-book submetido ao Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    • Ano
      2021
      Título
      Revisão de relatórios de cursos da pós-graduação da UFMG
    • Ano
      2021
      Título
      Comissão Científica da IV Jornada Mundial sobre o Ensino e Aprendizado do Português
    • Ano
      2021
      Título
      Comissão Acadêmica do I Conecta Leitores: Diversidade e Cooperação no Ensino de Língua e Literatura do Brasil no Exterior
    • Ano
      2021
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras 2021)
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer de texto para a Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA)
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer de texto para a Revista Calidoscópio
    • Ano
      2020
      Título
      CURADORIA DE TEXTOS PARA O GRUPO DE PESQUISA 'DECOLONIZAR A AMÉRICA LATINA' (DALE)
    • Ano
      2020
      Título
      A translinguagem pelas brechas: uma proposta de ensino crítico e decolonial de inglês
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de Artigo: Práticas de Ensino, mediadas por tecnologias digitais, e Formação de Professores de Línguas
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de Projeto de Pesquisa: Avaliação do ensino de L2/Ln a surdos utilizando a Libras ma interação
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de artigo: As atividades sociais como possibilidade para construção do currículo de português para imigrantes
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de artigo: Contando histórias: Categorização de Pertencimento e Instruções-em-ação em um ambiente de ensino e aprendizagem de PLA
    • Ano
      2019
      Título
      Português do Brasil e Celpe-Bras: Língua, Aprendizagem, Exame e Preparação nas Representações de Hispanofalantes Latino-Americanos
    • Ano
      2019
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras))
    • Ano
      2019
      Título
      Avaliador Tarefa 03 - Parte Escrita da edição 2019/01 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras))
    • Ano
      2019
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras) 2019-2
    • Ano
      2019
      Título
      Capacitação presencial para avaliador da Parte Escrita do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras), edição 2019/02)
    • Ano
      2019
      Título
      Capacitação presencial para avaliador da Parte Escrita do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras), edição 2019/01)
    • Ano
      2019
      Título
      Avaliador Tarefa 03 (Parte Escrita) da edição 2019/02 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer de Projeto de Pesquisa: Ensino de língua portuguesa em escolas regulares e em ambientes de privação de liberdade
    • Ano
      2018
      Título
      Aplicação das Partes Escrita e Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2018
      Título
      Coordenação da Aplicação das Partes Escrita e Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Examinador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras
    • Ano
      2017
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Capacitação para Avaliador da Parte Escrita da Primeira Edição do Exame para Obtenção da Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Capacitação para Aplicadores-Examinadores da Parte Escrita e da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Capacitação para Avaliador de Tarefa da Parte Escrita da Segunda Edição do Exame para Obtenção da Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS)
    • Ano
      2016
      Título
      Coordenação da Aplicação do Exame Celpe-Bras 2016-1
    • Ano
      2016
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2016-1
    • Ano
      2016
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2016-2
    • Ano
      2016
      Título
      Capacitação para Avaliador de Tarefa da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras
    • Ano
      2016
      Título
      Coordenação Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF-MEC)
    • Ano
      2016
      Título
      Capacitação para Aplicadores-Examinadores da Parte Oral e da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras
    • Ano
      2015
      Título
      Comissão Assessora para o Processo de Nivelamento para o Primeiro Semestre Letivo de 2015-UNILA
    • Ano
      2015
      Título
      Evento de Correção das Provas da Parte Oral da Segunda Edição do Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras))
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2015/1
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2015/2
    • Ano
      2015
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras Parte Escrita e Parte Oral Entrevistador e Observador 2015/1
    • Ano
      2015
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras Parte Escrita e Parte Oral Entrevistador e Observador 2015/2
    • Ano
      2015
      Título
      Avaliador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2015/1
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês (IsF)
    • Ano
      2015
      Título
      Parceria entre Grupos de Pesquisa da UNILA e do CEFET-MG
    • Ano
      2014
      Título
      Evento de Credenciamento e Curso de Formação de Avaliadores para o Exame Celpe-Bras 2014/1
    • Ano
      2014
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS 2014/01 Partes Escrita e Oral - Coordenador e Entrevistador
    • Ano
      2014
      Título
      Capacitação e Elaboração de Itens para o Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2014
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2014/1
    • Ano
      2014
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2014/2
    • Ano
      2014
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras Parte Escrita e Parte Oral Entrevistador 2014/2
    • Ano
      2014
      Título
      Avaliador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2014/2
    • Ano
      2014
      Título
      Avaliador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2014/1
    • Ano
      2014
      Título
      Coordenação Geral do Programa Inglês sem Fronteiras - Inglês (IsF)
    • Ano
      2013
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame Celpe-Bras - Entrevistador
    • Ano
      2013
      Título
      Correção presencial do Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2013/1
    • Ano
      2013
      Título
      Oficina de Elboração de Itens do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras
    • Ano
      2013
      Título
      Evento para o Recredenciamento de Postos Aplicadores do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS), no Brasil.
    • Ano
      2013
      Título
      Avaliação CELPE-BRAS - Parte Oral
    • Ano
      2012
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras 1/2012
    • Ano
      2012
      Título
      Evento de Correção do Celpe-Bras 2012\1
    • Ano
      2012
      Título
      Elaboração de Itens para o Exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros-Celpe Bras\14 a 17 de agosto de 2012
    • Ano
      2012
      Título
      Capacitação para Elaboração de Itens para o Exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros\Celpe-Bras\17 de agosto de 2012
    • Ano
      2012
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame CELPE-BRAS - Entrevistador
    • Ano
      2012
      Título
      Correção Presencial do Exame de Proficiência em Português para Estrangeiros - Celpe-Bras 2012/2
    • Ano
      2011
      Título
      Correção Presencial do Exame Celpe-Bras (1/2011)
    • Ano
      2011
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2010
      Título
      Correção Presencial do Exame CELPE-BRAS (1/2010)
    • Ano
      2010
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2010
      Título
      Correção Presencial do Exame CELPE-BRAS (2/2010)
    • Ano
      2009
      Título
      Correção on line das tarefas do Exame CELPE-BRAS
    • Ano
      2009
      Título
      Correção Presencial do Exame CELPE-BRAS (2/2009)
    • Ano
      2008
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2007
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2006
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros)
    • Ano
      2006
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
Jerônimo Coura Sobrinho Leonardo Name Alexandre Cadilhe Camila Ortíz Mariana Malheiros Isaac Palma PATRÍCIA LÂNES Oswaldo Freitez Carrillo Marcela Lindarte Teresa Maria Spyer Dulci Natália Moreira Tosatti INEP-MEC Lucía Castillo Rodrigo Nogueira Ariane Braga Érika Amâncio Caetano Maria Auxiliadora Fonseca Leal João Soares Pena Tereza Maria Spyer Dulci Maria Elena Pires Santos Regina Lúcia Péret Dell´Isola MEC (Ministério da Educação) Mayara Nicolau Liliane Oliveira Neves Mônica Oliveira Pereira Gabriel Cunha André de Souza Figueiredo Freitas Leandro Rodrigues Alves Diniz Edleise Mendes Andréa Machado de Almeida Mattos Adriana Silvina Pagano Santiago Mendez Anna Karolina de Sousa Bernardes Milena Maria Ferreira de Paula Camila de Sousa Santos Carlos Henrique Silva de Castro Leina Cláudia Viana Jucá Idalena Chaves de Oliveira Murad Vaz Priscila Dorella Silvana Maria Mamani Luísa de Castro Fajardo Centro Cebraspe Letícia Grubert dos Santos Augusto da Silva Costa Carla Viana Coscarelli Maria Eta Vieira Juliana Roquele Schoffen Matilde Scaramucci Rafaela Pascoal Coelho Hércules Tolêdo Corrêa Anelise Scotti Scherer Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite Mônica Baêta Neves Pereira Diniz Silvane Gomes Laura Janaína Dias Amato Luisa Andrade Gomes Godoy Rubens Lacerda de Sá Pedro Paulo Gomes Pereira Mariana de Camargo Bessa Zulma Palermo Gracieli Silva Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome Tatiana Pereira Carvalhal Laura Fortes Márcia Niederauer Andrea Belfort Patrícia Maria Campos de Almeida Fidel Cañas Maria Cristina Moura Viviane Aparecida Baggio Furtoso Guilherme Lentz Bárbara Mano de Faria Adriane Teresinha Sartori Elias Ribeiro da Silva Elidéa Lúcia Almeida Bernardino Junot de Oliveira Maia Phelippe Nathaniel Ribeiro Oliveira CESPE-UnB (Universidade de Brasília) Vanderlice Sól Christian Jean-Marie Régis Degache Eduardo Amaral Marina de Paulo Nascimento Simone Carvalho Solange Campos Evelyne Dogliani Jairo Venício Carvalhais Oliveira FRAZATTO, BRUNA Jorgelina Ivana Tallei GABAS, TATIANA MARTINS Fernanda Farencena Kraemer CHAVES, IDALENA OLIVEIRA Everton Vargas da Costa Bruna Morelo Osmara de Oliveira Portilho Elisa Soares Almada Daniela Sofia Fernandes de Assis Sheila Mejlachowicz Bárbara Menezes Amorim Bárbara Durães Batista Marcos de Jesus Oliveira Ana Luisa de Moura Silva Ana Elisa Ribeiro DE ABREU GOMES, MILENY CARVALHO, Heitor Garcia CARLA RIBEIRO, CASSIA PEREIRA, Mayla Santos CAROLINA ALBERGARIA DE SOUZA, ANA JORGE, Míriam Lúcia dos Santos Mileny de Abreu Gomes GALLEGOS, Fabian Marcos Paulo Araújo BERNARDES, ANNA KAROLINA SOUSA Maria Ceres Pereira PAULA, MILENA MARIA FERREIRA DE PAULA MARIA MAMANI, SILVANA SANTOS, CAMILA DE SOUZA Frank Davies Mariana F. Valentin da Silva João Pena Daniel Alves Vilela Alfredo Levi José Guerra Oscar Melendez Ana Lage Lêda Lopes de Oliveira e Souza Grassinete C. de Albuquerque Oliveira Juan Camilo Rocancio Escobar Branca Falabella Fabrício Federico Hernán Garrido de León Bruna Frazatto David de Lima Simões Tatiana Martins Gabas Tania Marín Perez Gabriel Carlos de Mello Oliveira Rejane Escoto Bueno Ana Clara Teixeira Ferreira Graziela Hoerbe Andriguetti Daniel dos Santos MEC (Ministério da Educação) Ruberval Maciel TV UFMG Ana Cecília Cossi Bizon Eduardo Figueiredo Repórter Narriman Sible Francisca Paula Maia Alan Carneiro Rede Globo Minas Cirlene Samson Laura Márcia Luíza Ferreira Georg Otte Rede Globo de Televisão Maricélia Nunes dos Santos Ânia Karina DOS SANTOS, DANIEL Ronaldo Amorim Lígia Karina Martins de Andrade Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld Alexandre Ribeiro Leila Maria Passos de S. Bezerra Flávia Rodrigues Altaci Rubim Kokama Graziela Naclério Forte Diomira Maria Faria Aziz Tuffi Saliba Adriana Nascimento Bodolay Andreza Carvalho Claudia Campos Soares Magnun Rochel Madruga Ibi Monte Sueli Maria Coelho Maralice de Sousa Neves Rafael de Sousa Lopes Nascimento SOUZA, Patrícia Martins de
Língua Portuguesa Adicional Exame CELPE-BRAS Formação Ampliada de professores ensino, português, estrangeiros decolonialidade Avaliação translinguagens Estudos decoloniais transculturalidades cultura ensino-aprendizagem de línguas Português Língua Adicional Giro Decolonial Pedagogias Decoloniais aspectos interculturais práticas translíngues material didático Formação de professores ensino, língua inglesa Ensino-aprendizagem de língua portuguesa Internacionalização pré-PEC-G Ensino de Português como Língua Adicional; Aplicação CELPE-BRAS Intercâmbio de estudantes PEC-G Formação de Avaliadores Celpe-Bras Língua Portuguesa UNILA Avaliação do Exame Celpe-Bras (Parte Oral) Políticas Linguisticas Letramento Racial Crítico Ensino-Aprendizagem de Português Língua Adicional Avaliação da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras Programa de Estudantes Convênio de Graduação PEC-G Letramento Crítico contexto transfronteiriço política de cotas raciais Epistemologias do Sul Formação de prof de português para estrangeiros Interculturalidade Internacionalização das IES Fronteiras translinguagem abordagens de ensino de cultura em PLE identidades performativas Curso preparatório Celpe-Bras Elaboração de materiais didáticos em PLE Livro didático linguagens e educação correção seleção cotistas raciais Cursinho Pré-Vestibular Extensão Universitária contextos de imersão e de não-imersão percepções interculturais Educação Linguística Ampliada Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Summer School Course Curso popular preparatório ENEM Sertões linguagem "neutra"/inclusiva Pós-memória PLA DRI/UFMG cotistas raciais linguagem inclusiva heteroidentificação Linguística Aplicada Crítica competência intercultural colonialidades das linguagens corazonar PIBID - Língua Inglesa português como língua estrangeira ensino de inglês Gênero Discursivo Portfólio Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF-Unila) verbos de elocução, corpora contexto pandêmico contexto de imersão João Guimarães Rosa Prática Docente Elaboração de Itens Celpe-Bras análise do discurso Língua Portuguesa - Ensino Habilidades Orais ensino-aprendizagem de língua portuguesa materna Aplicação Parte Oral Estudantes Internacionais disciplinas regulares de PLA Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Cenex) Tecnologias Digitais Proficiência seleção de bolsistas pretuguês Coordenação Aplicação Celpe-Bras Língua Portuguesa Materna Literatura Brasileira colonialidades PPPLE português como língua de acolhimento abordagem intercultural Concurso Público aperfeiçoamento, certificado de proficiência práticas de letramentos decoloniais reportagem, matéria jornalística, mídia televisiva sentipensar identidade Língua Portuguesa - Estudo sulear Ensino Remoto Ações Afirmativas Experiências Ensino-aprendizagem de língua inglesa avaliação humanizadora gênero do discurso língua-cultura ensino e aprendizagem de L2 Programa de Iniciação à Formação Docente (PIFD) letramentos decoloniais Fronteira - Brasil - Paraguai - Argentina Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) português brasileiro como língua estrangeira Português para Hispano-falantes Programa de Leitorado Crenças Diversidade Linguística e Cultural Formação Docente racismo Ambientes de aprendizagem unidades didáticas colonialidades linguísticas Educação Básica prosódia PLE Abordagem Comunicativa esperançar Linguística Aplicada Indisciplinar psicanálise gêneros discursivos aprendizagem informal de PLE compreensão textual Racismo Linguístico associações de professores de português LE Núcleo de Idiomas (Nucli-UNILA) Narrativas de Vida Tarefas Ensino de Português como Segunda Língua paraSurdos trabalhos de extensão seleçaõ de professores estudantes cotas raciais ensino remoto emergencial imigração Preconceito Linguistico Faculdade de Letras Competência Comunicativa Multiletramentos CEFET-MG atos diretivos de ordem Letramentos Descoloniais Multimodalidade Fronteira brecha processo ensino e aprendizagem Pedagogia das Encruzilhadas Redação práticas de multiletramentos atos diretivos de pedido ações de acolhimento políticas educacionais identidades Interação mídias digitais Direitos Humanos direito linguístico letramentos de reexistência Língua Inglesa decolonizar o "decolonial" Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Programa Mais Médicos para o Brasil contexto digital Lutas Sociais artigo acadêmico cosmologias outras Letramento Acadêmico interlíngua Sequencia Didática linguagem inclusiva de gênero não-binário Pandemia Ensino ensino de leitura narrativa Trabalho Docente Lingüística Aplicada Propaganda Teoria queer Projetos de Lei material autêntico literatura brasileira (homo)erótica e afetiva Materiais Didáticos. Libras ancestralidades ontológica e epistemológica Aplicação Parte Escrita Leitura Letramento PLAc Estudos Queer Literatura negra/afro-brasileira Decolonial Módulo de Acolhimento e Avaliação Ensino de Língua Portuguesa a imigrantes didática integrada das línguas transsexualidades Hipermídia, Gêneros Textuais Digitais estereótipos Parecer pós-graduação UFMG discurso surdos ambiente leitor Globalização reportagem jornalística 300 anos Minas Gerais consciência linguística América Latina estratégias de leitura Semana do conhecimento Gênero Oral descolonialidades mulher preta Educação Linguística Metodologías Ativas linguagem "neutra" produção de texto Opção Decolonial ensino, lingua espanhola sujeito gay 2021 chicheficação cholificação Affordances Tecnologias Cursinho pré-vestibular Dom Quixote - Fale-UFMG apresentação oral Soft Power heteroidentificação racial Formação de professores de língua inglesa Confiabilidade escola pública regular Jornalismo - Comunicação Social Caribe TOEFL-iBT Tríplice Fronteira representação variação Polêmica Discursiva Ideologias Linguísticas produções escritas Sociolingüística histórias em quadrinho Professora Trans habilidades escritas linguagem não-binária Feminismos negros Saberes locais UFMG Letras-Libras peruanidades Leitura crítica interdisciplinaridade Heteronormatividade Portal do Professor de Português LínguaEstrangeira Português Língua Não-Materna gêneros textuais português como língua adicional multiterritorialidade Espacialidades Decoloniais leitura como prática social Ciência Política cenas de enunciação textos expositivos Espanhol como língua de herança na Zona da Mata Mi lutas anticoloniais estudos linguísticos e socioculturais Língua Adicional construto estratégias de escrita validade sala de aula de língua estrangeira competência cultural Timor Leste Ser Tão formação inicial de professoras LGBTTQIA+ Falantes estrangeiros Grindr Lei 10.639/2003 LGBTQIA+ Comunidades de línguas de sinais Práticas de Letramento Plano de Estudos Tutorado Estigma chicha cultura e ensino de línguas Legislação Saberes Docentes Sala de Aula racializações ensino de línguas Argumentação representações Lingüística de Corpus Instituto Federal do Paraná (IFPR) instagram grupos minoritarizados AMPPLIE Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afroperuanidades conceitos e temas participação Orlando Fals Borda Elaboração Parte Oral Celpe-bras Torto Arado teleaulas história CEFET_MG Regionalismos Sotaques Literatura Inglesa linguagem inclusiva de gênero "neutro" Esmeraldas - MG Colonialidade do Saber colação de grau Língua de Sinais Capacitação para Elaboração de Itens ambiente de privação de liberdade Feminismos decoloniais Queer Decolonial hispanofalantes identidades culturais Cultura afro-brasileira homenagem à Raquel Fiad huayno Educação Superior imaginários nacionais Escritorxs Mineirxs Hipermídia, Hipertexto, Gêneros Textuais educação tecnológica, pesquisa, mestrado Programa Escolas Interculturais de Fronteira Seminário de Tese negritudes atividades sociais Nivelamento Lígua Portuguesa Adicional-UNILA Estágio Probatório poemas feijoada contracolonial memórias Linguagem Formatura 2020 Novo Ensino Médio ensino de léxico testes de proficiência CAPLE CELU aplicabilidade dos construtos avaliativos UDs imagem cristalizada generalização cultural PLE/PL2 vocabulário conceito de proficiência Travessias Democracia Racial Brasil ethos democrático Análise discursiva letramento literário língua estrangeira Programa PEC-G autoavaliação perguntas imaginários sócio-discursivos critérios de avaliação de proficiência oral competências autenticidade léxico Variação Lingüística portfólios educacionais corpos decoloniais Mitos jornalismo crítico, crítica de mídia curso de férias de PLA Escrita Acadêmica performances identitárias identidades sexuais Transletramento Teoria da Metáfora Conceptual podcast agonismo cidadania descolonização sujeitos plurilíngues plurilinguismo Currículo Aprendizagem Móvel Surdez culturas peruanas Argentina efeito retroativo gênero textual facebook exame de proficiência Estudo e ensino Adler Ferreira de Souza formatura 2022 visibilidade Trans empresas Ensino Médio - Educação Básica biografia Formação de professores de línguas analise linguística Cultura Brasileira AMMPLIE gêneros acadêmicos geopolítica do conhecimento Amefricanidades Pedagogias Criativas Insurgentes Diferentes Diferenças Perspectiva Crítica ethos discursivo UFT Tecnologia capacitação de professores refugiados estudantes africanos francófonos Educação à distância ensino-aprendizagem em L2 percepções língua tétum IELTS desempenho relação entre nota e certificação Veredas lugar outro de pensamento Paulo Freire Credenciamento Posto Aplicador Feminização das Migrações Geografia fenomenologia criticidade superdiversidade infográfico digital língua de herança escola construção de acervo motivação Perspectiva Ecológica artigo de opinião Gêneros musicais Exposição Oral Português para Estrangeiros era digital sexualidades Elaboração Parte Escrita Celpe-bras paisagem linguística pronúncia Leitorado em PLA texto, revisão, edição Seleção UEMG Mestrado PROFLETRAS Educação Popular Especialização em Ensino de Línguas Adicionais Língua Aranã ethos Letramento racial Ensino de Português como Língua de Acolhimento (PL masculinidades mulheres migrantes
CTIT UFMG