Maria de Fátima Cardoso Gomes http://lattes.cnpq.br/5557506353125288

Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2

Última atualização do Lattes: 21.12.2021

Nomes de citação: GOMES, Maria de Fátima Cardoso / GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO
Numero de Citações: Não informado

Fator H: Não informado

Mestrado: 10
Doutorado: 9
Pos-Doutorado: 0
Outras: 28
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      2015
      Título
      Laboratório de Psicologia, Psicanálise e Educação do ISCED/UON/Cabinda/Angola
  • Trabalho Técnico (57)+
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad-hoc de artigo para Educação em Revista
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad-hoc de artigo para Psicologia: Teoria e Pesquisa
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer Plano de Trabalho Pós-Doc
    • Ano
      2019
      Título
      Projeto de Pesquisa - Edital Renova - FAPEMIG
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer de manuscrito para The Open Psychology Journal
    • Ano
      2019
      Título
      I Seminário de Estudos Interações Discursivas em Sala de Aula: a produção do conheicmento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Findamental
    • Ano
      2019
      Título
      Ad-Hoc GT 20 ANPEd
    • Ano
      2019
      Título
      Ad-hoc CNPq Produtividade em Pesquisa
    • Ano
      2018
      Título
      Interações discursivas em sala de aula: a produção do conhecimento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Fundamental
    • Ano
      2018
      Título
      AVALIAÇÃO DE RESUMOS DO VI EMPEE
    • Ano
      2018
      Título
      parecerista Ad-hoc CNPq
    • Ano
      2017
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2017
      Título
      Journal Acta Paedagogica Vilnensia
    • Ano
      2017
      Título
      Relatório Final de pesquisa CULTURA, LINGUAGEM, COGNIÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: QUEBRANDO O CIRCULO DA LÍNGUA
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista Ad-hoc GT Psicologia da Educação ANPED
    • Ano
      2015
      Título
      Relatório parcial de atividades - Projeto de Pró-mobilidade Internacional CAPES/AULP
    • Ano
      2014
      Título
      Reunião da Red Latinoamericana de Pós-grados en educación
    • Ano
      2014
      Título
      Consultoria ad-hoc CAPES
    • Ano
      2014
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2014
      Título
      International Journal of English Literature and Culture
    • Ano
      2014
      Título
      Relatório Final de pesquisaABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL E ETNOGRAFIA INTERACIONAL: A BUSCA DA COERÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer d eartigo para a revista Educação em Revista
    • Ano
      2013
      Título
      International Journal of English and Literature
    • Ano
      2013
      Título
      Journal of languages and Culture
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer sobre artigo da revista Estudos de Psicologia - UFRN
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER sobre Artigo para Educação em Revista FaE UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre situação de uma aluna no sistema acadêmico da FaE/UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER SOBRE REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o Plano de Trabalho de 2010 da professora Iza Rodrigues da Luz
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de Relatórios Anuais de Atividades Docentes
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para artigo da Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      CONHECIMENTO PSICOLÓGICO E FORMAÇÃO DOCENTE: uma investigação sobre Práticas Pedagógicas para o Ensino de Psicologia na Formação de Professores
    • Ano
      2010
      Título
      Dificudades de aprendizagem: uma visão histórico-cultural
    • Ano
      2010
      Título
      Planejamento e organização da prática de alfabetização e letramentos
    • Ano
      2010
      Título
      Relatório Final de Pesquisa
    • Ano
      2009
      Título
      CONSTRUINDO CONTEXTOS DE SUCESSO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      Parecer sobre Progressão Horizontal
    • Ano
      2008
      Título
      parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2008
      Título
      PALESTRA SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      PNLD 2010
    • Ano
      2007
      Título
      Comissão de Coordenação de Publicações do CEALE
    • Ano
      2007
      Título
      Investigações e práticas inclusivas no ensino das ciências: um estudo com alunos em risco de abandono escolar
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto de ensino e extensão: Uma abordagem transdisciplinar para o ensino de Psicologia da Educação
    • Ano
      2007
      Título
      O fracasso escolar existe? Reflexões Preliminares
    • Ano
      2007
      Título
      Study about the relation with knowing and teaching knowledge, based on the book relation with knowing, formation of professors and globalization - Bernard Charlot
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre Projeto de Iniciação Científica
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre projeto de Mestrado
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo escrito para a Revista da FaE/UFMG
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo na Revista Temas em Psicologia
    • Ano
      2007
      Título
      ?Psicologia Filosófica e Discurso Educativo em Jornais Mineiros do Século XIX: Contribuições para a História da Psicologia da Educação em Minas Gerais?.
    • Ano
      2006
      Título
      Avaliação em larga escala do Ciclo Inicial: o que sabem as crianças mineiras
    • Ano
      2006
      Título
      Parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2004
      Título
      Ação de Formação para EJA: currículo e alfabetização na perspectiva do letramento
    • Ano
      2004
      Título
      Motivação: um desafio constante nas salas de aulas do Ensino Fundamental
    • Ano
      2003
      Título
      Local Stories/Global Connections Project and Institute
    • Ano
      2002
      Título
      Projeto de Formação em Alfabetização e Letramento
    • Ano
      1999
      Título
      Psicologia Genética - Abordagem Soviética
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Vanessa Ferraz Almeida Neves Maira Tomayno de Melo Dias Luciana Prazeres Silva Luciana da Silva de Oliveira Maria Inês Mafra Goulart Maria Lucia Castanheira Marcelo Ricardo Pereira Isael de Jesus Sena Judith Lee Green Isabela Costa Dominici Patricia Guimarães Vargas Sara Mourão Monteiro Danusa Munford Eduardo Fleury Mortimer Ângela Dalben Maria Helena Canhici Denise Alves de Araujo Chocolate Adão Brás Rita de Cássia Cândido Miriam Kelly de Souza Venâncio Gregório Carol Dixon Nlandu Balenda Sergio Dias Cirino Eustáquio José de Souza Junior Carmem Lúcia Eiterer Isabela Dominici Costa Inês Assunção Teixeira Sebastião Guilherme Congo Samira Zaidan Vanessa Luisa Ferreira Guilherme Luciano Mendes de Faria Filho Holbrook Mahn Katia de Souza AMORIM Louise Jennings Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/PBH Kely Cristina Nogueira Souto Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca GREGORY J. KELLY Debora Barbosa dos Reis NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA Maria Cristina de Soares Gouvea RAMOS, JOAQUIM Alexander Ruiz Silva Alessandra Correa Ângela Rabelo Barreto ALESSANDRA DOMINGOS CORREA GIDEONI Isabel de Oliveira e Silva Zoia Ribeiro Prestes Priscila Augusta Lima Michele Lopes da Silva Gioconda Machado Campos Elizabeth Yeager Francisco Chocolate GOULART, MARIA INÊS MAFRA Gabriel Meira Bernardo Jefferson Oliveira Adriana Dickel José Gondra Aracy Martins Ralph Cordova Maria Clotilde ROSSETTI-FERREIRA Heather Thomlinson Elizabeth Grace KATZ, LAURIE Isabela Costa Dominici NEVES, ANESSA FERRAZ ALMEIDA DIAS, ELAYNE CRISTINA ROCHA SILVA, ALEXANDER RUIZ Zilma Maria Ramos Oliveira Oneli de Fátima Teixeira Gonçalves ARAÚJO, DENISE ALVES DOMINICI, ISABELA COSTA Mitsuko Aparecida Makino Antunes DOS REIS, DÉBORA BARBOSA Raquel Martins de Assis CANHICI, MARIA HELENA PEREIRA, MARCELO RICARDO DIAS, MAÍRA TOMAYNO DE MELO TATYANE ANDRADE ALMEIDA VARGAS, PATRÍCIA GUIMARÃES Cláudia Starling Bosco Maria Elisa de Araujo Grossi Mario Elkin Fernando Francisco Pereira José Simões de Almeida Júnior Marlene Maria Machado da Silva Maria das Graças Bregunci Vera Lúcia Nogueira Maria das Graças de Castro Sena Andrea Barbosa Gouveia Sabrina Moreira Alice de Paiva Macário Maria José Meireles Elayne Cristina Rocha Dias Lorena Gouveia Meireles LEONOR BEZERRA GUERRA Thayrine Carla Fernandes Oliveira David Bloome Vanessa Ferreira de Faria Joaquim Ramos Brian Street Tatyane Andrade Leandro de Lajonquière Cecília Araújo dos Santos Luís Simão Balo Luciana Moro Adail Sebastiaõ Rodrigues Junior Katiane Santos Oliveira Adriana Duarte Miriam Lucia Jorge Aline Karla do Carmo Almeida Silva Luísa Teixeira Andrade Virgínia Ávila Ana Maria de Castro Rocha Mônica Correia Baptista Francisca maciel Clotilde Rossetti-Ferreira João Batista Carvalho Nunes Mara Regina Martins Jacomeli Carlos Eduardo Ferraço Yolanda López Contrera José Alberto Peña Echezuria Rosa Maria Torres Kely Cristina Souto Nogueira Lana Mara Siman Castro Inacio Mambona Giovanna carvalho Denise Araújo Tatiana Camargos Silvestre Gomes Paula Reis Miranda Marcos Evangelista Alves Daiane Silva Francisco Coutinho Débora Barbosa Reis Mário Azevedo Domingos Sebastião Congo Maria Alice Nogueira Eliza Bartolozzi Ferreira
Psicologia Histórico-cultural Dificuldades sucesso e fracasso escolar Formação Superior de Professores Abordagem histórico-cultural Formação continuada de professores Etnografia em Educação Psicologia da Educação ISCED - UON - CABINDA - ANGOLA HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA INTERACIONAL laboratório psicologia, psicanálise e educação Alfabetização e letramento alfabetização, inclusão, crianças e adultos Interações Discursivas Educação Infantil processo de ensino e aprendizagem - inclusão Linguagem, cultura e Conhecimento Alfabetização, Letramento, Sala de Aula Educação de Jovens e Adultos mediações semióticas Perfil Egressos Pedagogia Aprendizagem-Ensino ; Língua Escrita Avaliação inclusão processos de ensino aprendizagem Linguagem, Cultura e Identidade Educação Básica COERÊNCIA; HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA cultura, linguagem, cognição social situada Formação Continuada - docentes - Educação Básica Educação Matemática sala de aula de química EJA; leitura; identidades parecerista; artigo linguagem em uso, sala de aula, leitura Ensino Fundamental vivências socioculturais Educação Inclusiva jovens e adultos - EJA CAPES; AULP Fracasso Escolar estágio probatório Docência Básica - Lato Sensu Teoria histórico-cultural interação discursiva em sala de aula práticas sociais de leitura Etnografia da sala de aula Angola - Brasil Cabinda Angola Vigotski Etnografia Interacional Psicologia Históricocultural avaliação e processos de inclusão Construção do Conhecimento debates; GEPSA; áreas do conhecimento Ad-hoc Alfabetização vivências e afecções práticas sociais de escrita cultura, linguagem e cognição crianças de 5 anos cognição social situada sentidos e significados Monografias Avaliação Alfabetização Livrodidático ISCED UOn Cabinda Angola EJA, letramento, numeramento Educação bebês; educadoras, creche indisciplina, violência, escolar pratica de escrita da rotina APRENDIZAGEM; ENSINO; LINGUAGEM ESCRITA sentidos da escrita leitura como atividade humana coerência teórico-metodológica formação de professores; ISCED; UON; Cabinda; Ango psicologia, psicanálise e educação DOUTORADO LATINOAMERICANO UFMG cultural historical psychology Prática pedagógica MONOGRAFIAS;DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM cultura; linguagem constituição do humano FRACASSO ESCOLAR; PSICODRAMA avaliação estágio probatório Psicologia Escolar e Educacional Ciências Biológicas Concepcoes de ensino e aprendizagem visão dos professores; alunos Leitura Argumentação APROPRIAÇÃO DA LEITURA; CRIANÇAS; JOVENS E ADULTOS quebrando círculo da língua teoria histórico-cultural; reflexologia soviética dificuldades de aprendizagem deficiência intelectual interpretações de professores de moçambique expectativa; professora;escrita;vulnerabilidade so Escrita Professor Associado Indisciplina Escolar Bebês; educação; cuidado Brincar Planos de Ação, escolas Linguagem escrita dificuldades escolares SENTIDOS DA LEITURA; LETRAMENTO; INCLUSÃO psicologia da educação; formação de professores Currículo aluno surdo dificuldades aprendizagem alfabetização psicólogo escolar inclusão; exclusão; sala de química Literacy events Memória ensino; música; educação básica toddlers perejivanie ensino psicologia histórico-cultural; etnografia interacional sala de aula - culturas - Psicologia da Educação EDUCAÇÃO EM ANGOLA aprendizagem língua escrita GEPSA INCLUSÃO E EXCLUSÃO MODERNIDADE Cabinda, Angola bebês - subjetividades Educação em saúde; aprendizagem contextos de sucesso escolar EJA ; escolarização jovens - táticas retóricas school concepts appropration processes práticas de leitura literária representações sociais contrastando bebês-crianças pequenas ACPP Análise da Prática Pedagógica Práticas de Escrita socio crítico; subjetividad política constituição histórico-cultural do ser humano Cabinda, ISCED ISCED - UON crianças rurais e urbanas aprendizagem matematica estudantes psicologia ISCED Anos Iniciais do Ensino Fundamental religião católica Especializacao Eventos de Letramento mudanças sociais e históricas crianças seis anos;aprendizagem significação do mundo AFETO-COGNIÇÃO SOCIAL SITUADA cidadania responsável ensino pesquisa extensão Creche inclusão e interações discursivas unidade afeto-cognição universidade brasileira Licenciaturas aspectos psicológicos e socioculturais Brazilian Early Childhood Education Center bebês e educadoras EJA - CONTRASTES psicanálise; Cabinda ; Angola parquinho; Educação Infantil Moçambique acesso, fundos de conhecimento Teoria da Atividade INCLUSÃO -PROFESSOR ensino de português significação de mundo pesquisa - educação VIOLÊNCIA ESCOLAR Brasil-Colômbia Didática clínica aulas matemática conhecimentos matemáticos Ciência e imaginação surdos ensino fundamental eventos de letramentos Pedagogia da Alternância Produção de sentidos Trajetória escolar Psicologia Históriuco-cultural ethnogrphy in education Inclusão escrita; crianças; adultos apropriação; trajetórias pedagogia roda de história crianças; eventos de letramento prática democrática atos ler escrever Colômbia professores egressos EMEI-Tupi Licenciatura Ethnography in Education Crianças SALA DE AULA DE MÚSICA coordenadores Forpred regional Laboratório pereshivanie, infants educadores ponto de vista do aluno autonomia-proteção ESTUDANTES Justiça Social atividade criadora, instrução escolar CIÊNCIAS Educação do Campo; Licenciatura em Matemática Bacia do Vale do Rio Doce Surakarta América Latina e Caribe Social PROTAGONISMO NA FORMAÇÃO tensões; contribuições CULTURAL Angola identidades Pós-Graduação em Educação Angola Brasil Barragem Fundão Javanese - Chinese artigo - revistas plano trabalho pós doc Jornais Mineiros século XIX laboratório psicologia psicanálise e educação UON/UFMG ARTIGO Abordagem transdisciplinar Elaboração Conceitual Análise discursiva Egressos análise crítica do discurso cognição situada professor ouvinte, intérprete Libras língua, subjetividade, alfabetização UNIDADE DIALÉTICA (ACCL) Educação de Jovens e Adultos - EJA Brasil; Green - Mahn rede de docentes biológico culturas educacionais criatividade Pós-Graduação polêmica - Cabinda sucesso escolar cultura, linguagem em uso licenciatura em Ciências Biológicas formação Sociologia da Infância escolar e não escolar Infâncias Traduções; obra Letramento Literário, crianças pequenas polêmicas América Latina HISTÓRIA; CRIAÇÃO; SISTEMA EDUCATIVO ANGOLA RELAÇÕES MULTICULTURAIS políticas; resistências expansão, qualidade logic-for-inquiry Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte OFICINA - LIBRAS práticas discursivas adolescente; álcool; subjetividade educação em ciência Modelación matemática bebês - brincadeira formação inicial professores de ciências representações sociais; educação; psicanálise Licenciado Psicologia campos de atuação letramento, escrita, disponibilidade motivos envolvimento modos de pensamentos early childhood education ortografia conhecimentos prévios Desenvolvimento, linguagem e Educação da Criança emoção; interação; discurso; sala de aula educação, representações sociais Desenho Infantil dissolução; modelos; TCC Alfabetização, discurso docente, polifonia EJA-BH ; egressos ; alfabetização e letramento desenvolvimento cognitivo; diferenças individuais formação inicial docente currículo; educação infantil autonimia, movimentos psicomotores inclusão; deficiência visual; diferença escolarização; EJA ; modos de pensamento Práticas pedagógicas diferenças cognitivas significados, crianças, desenho Mediação, leitura, produlção de sentidos Mediação sentidos; iniciação científica; química História da Enfermagem; Ensino de Psicologia Deficiência visual; políticas de inclusão escolar Educação em saúde; desenvolvimento cognitivo autoridade; vínculo educativo música; escola diálogo;cultura interprete de Libras Trajetória; aluno; escrita processos de ensino/aprendizagem Jovens; uso; conhecimento matemático unidade de análise intersubjetividade entre docentes-discente BEBÊS; subjetividade desenho infantl DCNEIs práticas de leitura; EJA perejivanie adults processos de ensino e parendizagem Gabinetes de Apoio Psico-Pedagógico percepção; professores;estudantes Educação Infantil - Brasil; Colômbia mediação semiótica modos de pensamento cultura paz currículo escolar Dislexia cognição escolar e não escolar cursos técnicos - licenciado - Psicologia linguagem, leitura, crianças e adultos EDUCAÇÃO INFANTIL; LETRAMENTOS trajetoria aluno Música; escola; diálogos; cultura internacionalização, PPGE UFMG professores ISCED/UON Angola language, culture, situated social cognition oportunidades de aprendizagem Práticas culturais afeto - cognição Dialética Teoria e Método cooperação Brasil-Angola PNA educação de bebês e crianças pequenas Professores Homens crianças seis anos; desenvolvimento APRENDIZAGEM; DESENVOLVIMENTO EJA; cultura, linguagem, cognição escola pública; Angola; Brasil regulação-resistência Literacy; Infants sentidos; brincar Psicologia Cognitiva Carreira acadêmica memória aprendizagem Lev Vigotski - discussões históricas vivências pesquisa educacional educação pública, laica gratuita avaliação pós-graduação interactional ethnography escrita; discurso; EJA;EFNA etnografia, educação, Brasil gênero ciências sala de aula relações Pavlovianismo produção Vigotski etnografia - metodologia - sala de aula childhood ; schooling doutorado latinoamericano teses educação infantil; fundamentos crianças, jovens, aprendizagem Interational Ethnography; Discourse of Inquiry interational ethnography; video analysis Seminário LAPED desenvolvimemto humano Educação Superior PSICOLOGIA, ANGOLA, EDUCAÇÃO práticas de leitura - EJA - identidade prática discursiva; EJA aproriação, escrita EJA proposta avaliação TEORIA; MÉTODO gabinetes psico-pedagógicos infância; escolarização fala - ser humano - historico-cultural Psicologia Bebês, educação; cuidado pesquisa; ambiente escolar BRINCADEIRAS; ALUNAS contrastes formação continuada - LASEB aprendizagem, desenvolvimento, EJA inclusão; exclusão; modernidade linguagem; cultura; crianças; adultos ENSINO; APRENDIZGEM;DESENVOLVIMENTO programa de doutorado latinoamericano diagnóstico sala de leitura sala de aula diálogo culturas pós-graduação; Brasil aprendizagem; desenvolvimento;sala de aula ciência; imaginação bebês; crianças pequenas progressão vertical Educação Matemática - Alfabetização - Letramento Seleção Mestrado e Doutorado carreira magistério superior avaliação mestrado recredenciamento; docentes; PPGEDU; UFRGS motivação em sala de aula ensino e aprendizagem de surdos letramento; educação infantil relações discursivas apropriação cultura na educação infantil brincadeiraa; bebês Anos Finais do Ensino Fundamental Formação de professores Pedagogo perfil formação dificuldades, aprendizagem métodos alfabetização Método da Unidade de análise patologização da educação avaliação ciclo inicial relation, knowing, formation sistema acadêmcio, situação de alunos Educação do Campo ethnocultural empathy, parecer ad-hoc Ad-hoc Estudo de bebês jogo; dialética Historia da Psicologia da Educacao cooperação internacional sul-sul Colaboração parecerista ad-hoc CNPq Pró mobilidade internacional parecerista. artigo especialização, ensino de ciências Plano de Trabalho avaliação relatórios INA inclusão; crianças deficientes CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ETNOGRAFIA rede latinoamericana consultoria ad-hoc parecerista, artigo Educação Infantil - desenvolvimento - aprendizagem
CTIT UFMG