Maria de Fátima Cardoso Gomes http://lattes.cnpq.br/5557506353125288

Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2

Última atualização do Lattes: 30.11.2022

Nomes de citação: GOMES, Maria de Fátima Cardoso / GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO
Numero de Citações: Não informado

Fator H: Não informado

Mestrado: 11
Doutorado: 10
Pos-Doutorado: 1
Outras: 28
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      2015
      Título
      Laboratório de Psicologia, Psicanálise e Educação do ISCED/UON/Cabinda/Angola
  • Trabalho Técnico (57)+
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad-hoc de artigo para Educação em Revista
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad-hoc de artigo para Psicologia: Teoria e Pesquisa
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer Plano de Trabalho Pós-Doc
    • Ano
      2019
      Título
      Projeto de Pesquisa - Edital Renova - FAPEMIG
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer de manuscrito para The Open Psychology Journal
    • Ano
      2019
      Título
      I Seminário de Estudos Interações Discursivas em Sala de Aula: a produção do conheicmento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Findamental
    • Ano
      2019
      Título
      Ad-Hoc GT 20 ANPEd
    • Ano
      2019
      Título
      Ad-hoc CNPq Produtividade em Pesquisa
    • Ano
      2018
      Título
      Interações discursivas em sala de aula: a produção do conhecimento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Fundamental
    • Ano
      2018
      Título
      AVALIAÇÃO DE RESUMOS DO VI EMPEE
    • Ano
      2018
      Título
      parecerista Ad-hoc CNPq
    • Ano
      2017
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2017
      Título
      Journal Acta Paedagogica Vilnensia
    • Ano
      2017
      Título
      Relatório Final de pesquisa CULTURA, LINGUAGEM, COGNIÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: QUEBRANDO O CIRCULO DA LÍNGUA
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista Ad-hoc GT Psicologia da Educação ANPED
    • Ano
      2015
      Título
      Relatório parcial de atividades - Projeto de Pró-mobilidade Internacional CAPES/AULP
    • Ano
      2014
      Título
      Reunião da Red Latinoamericana de Pós-grados en educación
    • Ano
      2014
      Título
      Consultoria ad-hoc CAPES
    • Ano
      2014
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2014
      Título
      International Journal of English Literature and Culture
    • Ano
      2014
      Título
      Relatório Final de pesquisaABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL E ETNOGRAFIA INTERACIONAL: A BUSCA DA COERÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer d eartigo para a revista Educação em Revista
    • Ano
      2013
      Título
      International Journal of English and Literature
    • Ano
      2013
      Título
      Journal of languages and Culture
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer sobre artigo da revista Estudos de Psicologia - UFRN
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER sobre Artigo para Educação em Revista FaE UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre situação de uma aluna no sistema acadêmico da FaE/UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER SOBRE REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o Plano de Trabalho de 2010 da professora Iza Rodrigues da Luz
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de Relatórios Anuais de Atividades Docentes
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para artigo da Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      CONHECIMENTO PSICOLÓGICO E FORMAÇÃO DOCENTE: uma investigação sobre Práticas Pedagógicas para o Ensino de Psicologia na Formação de Professores
    • Ano
      2010
      Título
      Dificudades de aprendizagem: uma visão histórico-cultural
    • Ano
      2010
      Título
      Planejamento e organização da prática de alfabetização e letramentos
    • Ano
      2010
      Título
      Relatório Final de Pesquisa
    • Ano
      2009
      Título
      CONSTRUINDO CONTEXTOS DE SUCESSO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      Parecer sobre Progressão Horizontal
    • Ano
      2008
      Título
      parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2008
      Título
      PALESTRA SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      PNLD 2010
    • Ano
      2007
      Título
      Comissão de Coordenação de Publicações do CEALE
    • Ano
      2007
      Título
      Investigações e práticas inclusivas no ensino das ciências: um estudo com alunos em risco de abandono escolar
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto de ensino e extensão: Uma abordagem transdisciplinar para o ensino de Psicologia da Educação
    • Ano
      2007
      Título
      O fracasso escolar existe? Reflexões Preliminares
    • Ano
      2007
      Título
      Study about the relation with knowing and teaching knowledge, based on the book relation with knowing, formation of professors and globalization - Bernard Charlot
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre Projeto de Iniciação Científica
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre projeto de Mestrado
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo escrito para a Revista da FaE/UFMG
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo na Revista Temas em Psicologia
    • Ano
      2007
      Título
      ?Psicologia Filosófica e Discurso Educativo em Jornais Mineiros do Século XIX: Contribuições para a História da Psicologia da Educação em Minas Gerais?.
    • Ano
      2006
      Título
      Avaliação em larga escala do Ciclo Inicial: o que sabem as crianças mineiras
    • Ano
      2006
      Título
      Parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2004
      Título
      Ação de Formação para EJA: currículo e alfabetização na perspectiva do letramento
    • Ano
      2004
      Título
      Motivação: um desafio constante nas salas de aulas do Ensino Fundamental
    • Ano
      2003
      Título
      Local Stories/Global Connections Project and Institute
    • Ano
      2002
      Título
      Projeto de Formação em Alfabetização e Letramento
    • Ano
      1999
      Título
      Psicologia Genética - Abordagem Soviética
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Vanessa Ferraz Almeida Neves Maira Tomayno de Melo Dias Luciana Prazeres Silva Luciana da Silva de Oliveira Marcelo Ricardo Pereira Maria Inês Mafra Goulart Maria Lucia Castanheira Isael de Jesus Sena Judith Lee Green Isabela Costa Dominici Patricia Guimarães Vargas Sara Mourão Monteiro Danusa Munford Angela Dalben Eduardo Fleury Mortimer Denise Alves de Araujo Maria Helena Canhici Chocolate Adão Brás Rita de Cássia Cândido Miriam Kelly de Souza Venâncio Gregório Carol Dixon Nlandu Balenda Eustáquio José de Souza Junior Carmem Lúcia Eiterer Sergio Dias Cirino Isabela Dominici Costa Sebastião Guilherme Congo Inês Assunção Teixeira Samira Zaidan Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca Holbrook Mahn Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/PBH Katia de Souza AMORIM Louise Jennings Kely Cristina Nogueira Souto GREGORY J. KELLY Maria Cristina de Soares Gouvea Débora Barbosa dos Reis NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA Fernando Francisco Pereira Alexander Ruiz Silva Luciano Mendes de Faria Filho Alessandra Correa ALESSANDRA DOMINGOS CORREA GIDEONI Ângela Rabelo Barreto Isabel de Oliveira e Silva Zoia Ribeiro Prestes Priscila Augusta Lima Michele Lopes da Silva Gioconda Machado Campos Elizabeth Yeager Francisco Chocolate GOULART, MARIA INÊS MAFRA RAMOS, JOAQUIM Vanessa Luisa Ferreira Guilherme Aracy Martins Ralph Cordova Heather Thomlinson José Gondra Elizabeth Grace Maria Clotilde ROSSETTI-FERREIRA KATZ, LAURIE NEVES, ANESSA FERRAZ ALMEIDA SILVA, ALEXANDER RUIZ Zilma Maria Ramos Oliveira Isabela Costa Dominici ARAÚJO, DENISE ALVES DIAS, ELAYNE CRISTINA ROCHA DOMINICI, ISABELA COSTA DOS REIS, DÉBORA BARBOSA Oneli de Fátima Teixeira Gonçalves CANHICI, MARIA HELENA Mitsuko Aparecida Makino Antunes DIAS, MAÍRA TOMAYNO DE MELO Raquel Martins de Assis TATYANE ANDRADE ALMEIDA VARGAS, PATRÍCIA GUIMARÃES Cecília Araújo dos Santos Bernardo Jefferson Oliveira PEREIRA, MARCELO RICARDO Cláudia Starling Bosco Maria das Graças Bregunci Maria das Graças de Castro Sena Eliza Bartolozzi Ferreira Maria Elisa de Araujo Grossi Elayne Cristina Rocha Dias José Simões de Almeida Júnior Sabrina Moreira Cleuzilaine Vieira da Silva Marlene Maria Machado da Silva Maria José Meireles Luciano Campos da Silva Vera Lúcia Nogueira Lorena Gouveia Meireles Andrea Barbosa Gouveia Thayrine Carla Fernandes Oliveira Alice de Paiva Macário Vanessa Ferreira de Faria Joaquim Ramos Tatyane Andrade Leandro de Lajonquière Luís Simão Balo Leonor Bezerra Guerra Adail Sebastiaõ Rodrigues Junior David Bloome Miriam Lucia Jorge Katiane Santos Oliveira Brian Street Aline Karla do Carmo Almeida Silva Luísa Teixeira Andrade Virgínia Ávila Luciana Moro Clotilde Rossetti-Ferreira Ana Maria de Castro Rocha Laurie Katz João Batista Carvalho Nunes Isabela Costa Dominici Adriana Duarte Mara Regina Martins Jacomeli Carlos Eduardo Ferraço Yolanda López Contrera Mônica Correia Baptista José Alberto Peña Echezuria Francisca maciel Rosa Maria Torres Kely Cristina Souto Nogueira Lana Mara Siman Castro Mario Elkin Inacio Mambona Giovanna carvalho Denise Araújo Tatiana Camargos Silvestre Gomes Paula Reis Miranda Daiane Silva Débora Barbosa Reis Marcos Evangelista Alves Domingos Sebastião Congo Francisco Coutinho Maria Alice Nogueira Mário Azevedo Gabriel Meira Adriana Dickel
Psicologia Histórico-cultural Dificuldades sucesso e fracasso escolar Etnografia em Educação Formação Superior de Professores Abordagem histórico-cultural Formação Continuada de Professores Psicologia da educação laboratório psicologia, psicanálise e educação ISCED - UON - CABINDA - ANGOLA HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA INTERACIONAL alfabetização, inclusão, crianças e adultos Educação Infantil processo de ensino e aprendizagem - inclusão Interações Discursivas Alfabetização e letramento Alfabetização, Letramento, Sala de Aula Linguagem, cultura e Conhecimento Perfil Egressos Pedagogia AVALIAÇÃO educação de jovens e adultos Aprendizagem-Ensino ; Língua Escrita mediações semióticas cultura, linguagem, cognição social situada Ensino Fundamental COERÊNCIA; HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA Psicologia Históricocultural Linguagem, Cultura e Identidade parecerista; artigo sala de aula de química inclusão processos de ensino aprendizagem dificuldades de aprendizagem Educação matemática EJA; leitura; identidades linguagem em uso, sala de aula, leitura Formação Continuada - docentes - Educação Básica educação básica Fracasso Escolar CAPES; AULP Angola - Brasil alfabetização vivências socioculturais Etnografia da sala de aula Ad-hoc avaliação e processos de inclusão interação discursiva em sala de aula vivências e afecções jovens e adultos - EJA Cabinda Angola Teoria histórico-cultural práticas sociais de leitura Educação Inclusiva práticas sociais de escrita cultura, linguagem e cognição Monografias Construção do Conhecimento Etnografia Interacional indisciplina, violência, escolar cognição social situada estágio probatório Docência Básica - Lato Sensu sentidos e significados debates; GEPSA; áreas do conhecimento Vigotski Avaliação Alfabetização Livrodidático crianças de 5 anos SENTIDOS DA LEITURA; LETRAMENTO; INCLUSÃO EJA, letramento, numeramento cultura; linguagem Educação toddlers perejivanie Brincar MONOGRAFIAS;DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOUTORADO LATINOAMERICANO UFMG pratica pedagogica Escrita pratica de escrita da rotina leitura como atividade humana constituição do humano coerência teórico-metodológica formação de professores; ISCED; UON; Cabinda; Ango psicologia, psicanálise e educação bebês-crianças pequenas Robótica Educacional APROPRIAÇÃO DA LEITURA; CRIANÇAS; JOVENS E ADULTOS Concepcoes de ensino e aprendizagem Ciências Biológicas deficiência intelectual Leitura Bebês; educação; cuidado GEPSA EDUCAÇÃO EM ANGOLA interpretações de professores de moçambique APRENDIZAGEM; ENSINO; LINGUAGEM ESCRITA AFETO-COGNIÇÃO SOCIAL SITUADA Psicologia Escolar e Educacional Planos de Ação, escolas quebrando círculo da língua Argumentação cultural historical psychology cultura, linguagem em uso Linguagem escrita avaliação estágio probatório Professor Associado ensino psicologia sala de aula - culturas - Psicologia da Educação ISCED UOn Cabinda Angola teoria histórico-cultural; reflexologia soviética expectativa; professora;escrita;vulnerabilidade so indisciplina escolar ensino; música; educação básica Literacy events Instrução/atividade criadora aluno surdo Cabinda, Angola bebês; educadoras, creche psicologia da educação; formação de professores Memória Dificuldades Escolares dificuldades aprendizagem alfabetização psicólogo escolar currículo visão dos professores; alunos inclusão; exclusão; sala de química Psicologia Históriuco-cultural aprendizagem língua escrita Psicologia Histórico-cultural; Etnografia em Educa INCLUSÃO E EXCLUSÃO MODERNIDADE sentidos da escrita histórico-cultural; etnografia interacional FRACASSO ESCOLAR; PSICODRAMA tensões; contribuições INCLUSÃO -PROFESSOR Creche Social cidadania responsável EJA - CONTRASTES unidade afeto-cognição pesquisa - educação cuidado SALA DE AULA DE MÚSICA Especializacao bebês - subjetividades Bacia do Vale do Rio Doce socio crítico; subjetividad política anos iniciais do Ensino Fundamental bebês e educadoras jovens - táticas retóricas Surakarta acesso, fundos de conhecimento Teoria da Atividade EJA ; escolarização significação de mundo América Latina e Caribe Licenciaturas religião católica Pandemia COVID-19 Justiça Social laboratório Lei nº 13935/2019 ISCED - UON infants/toddlers pereshivanie, infants school concepts appropration processes educadores letramento; educação infantil Eventos de Letramento inclusão e interações discursivas análise crítica do discurso significação do mundo ponto de vista do aluno Moçambique autonomia-proteção cultural PROTAGONISMO NA FORMAÇÃO ACPP Análise da Prática Pedagógica Cabinda, ISCED crianças seis anos;aprendizagem ESTUDANTES mudanças sociais e históricas Ethnography in Education universidade brasileira sujeitos contemporâneos Crianças contextos de sucesso escolar Ensino de Português conceitos bakhtinianos professores, escolas Moçambique parquinho; Educação Infantil Brazilian Early Childhood Education Center aspectos psicológicos e socioculturais estudantes psicologia ISCED ensino pesquisa extensão coordenadores Forpred regional psicanálise; Cabinda ; Angola CIÊNCIAS Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte Infâncias logic-for-inquiry expansão, qualidade políticas; resistências atos ler escrever RELAÇÕES MULTICULTURAIS HISTÓRIA; CRIAÇÃO; SISTEMA EDUCATIVO ANGOLA Colômbia ethnogrphy in education América Latina Letramento Literário, crianças pequenas Traduções; obra biológico rede de docentes Didática clínica Brasil; Green - Mahn aulas matemática prática democrática escolar e não escolar culturas educacionais Sociologia da infância formação affect and situated social cognition intersubjetividade entre docentes-discente polêmicas Brasil-Colômbia Perspectiva Histórico-cultural Inclusão escrita; crianças; adultos apropriação; trajetórias sucesso escolar pedagogia polêmica - Cabinda roda de história crianças; eventos de letramento Pós-Graduação criatividade UON/UFMG laboratório psicologia psicanálise e educação Jornais Mineiros século XIX Elaboração Conceitual identidades Produção de sentidos Violência Escolar constituição histórico-cultural do ser humano Trajetória escolar praticas de escrita contrastando crianças rurais e urbanas professores egressos EMEI-Tupi licenciatura em Ciências Biológicas licenciatura atividade criadora, instrução escolar representações sociais práticas de leitura literária aprendizagem matematica Análise discursiva Angola Pedagogia da Alternância plano trabalho pós doc artigo - revistas Javanese - Chinese Barragem Fundão conhecimentos matemáticos Angola Brasil Pós-Graduação em Educação Ciência e imaginação ARTIGO Abordagem transdisciplinar surdos ensino fundamental Educação de Jovens e Adultos - EJA língua, subjetividade, alfabetização professor ouvinte, intérprete Libras Egressos eventos de letramentos aluno Bi-Modal Educação em saúde; aprendizagem Professores Homens modos de pensamentos motivos envolvimento letramento, escrita, disponibilidade práticas discursivas adolescente; álcool; subjetividade educação em ciência Modelación matemática bebês - brincadeira dissolução; modelos; TCC Desenho infantil educação, representações sociais vivências unidade de análise OFICINA - LIBRAS early childhood education ortografia conhecimentos prévios Desenvolvimento, linguagem e Educação da Criança emoção; interação; discurso; sala de aula formação inicial professores de ciências representações sociais; educação; psicanálise Licenciado Psicologia campos de atuação sentidos; iniciação científica; química mediação Mediação, leitura, produlção de sentidos Formação Inicial Docente currículo; educação infantil autonimia, movimentos psicomotores inclusão; deficiência visual; diferença escolarização; EJA ; modos de pensamento processos de ensino/aprendizagem Trajetória; aluno; escrita interprete de Libras Alfabetização, discurso docente, polifonia EJA-BH ; egressos ; alfabetização e letramento desenvolvimento cognitivo; diferenças individuais História da Enfermagem; Ensino de Psicologia Deficiência visual; políticas de inclusão escolar Educação em saúde; desenvolvimento cognitivo autoridade; vínculo educativo música; escola diálogo;cultura Práticas pedagógicas educação de bebês e crianças pequenas cultura paz currículo escolar BEBÊS; subjetividade desenho infantl Método da Unidade de análise DCNEIs práticas de leitura; EJA perejivanie adults PEREZHIVANIE processos de ensino e parendizagem Educação Infantil - Brasil; Colômbia mediação semiótica modos de pensamento Dislexia cognição escolar e não escolar cursos técnicos - licenciado - Psicologia linguagem, leitura, crianças e adultos EDUCAÇÃO INFANTIL; LETRAMENTOS trajetoria aluno Medicalização e patologização da Educação Música; escola; diálogos; cultura Gabinetes de Apoio Psico-Pedagógico percepção; professores;estudantes internacionalização, PPGE UFMG EJA; cultura, linguagem, cognição APRENDIZAGEM; DESENVOLVIMENTO crianças seis anos; desenvolvimento oportunidades de aprendizagem Práticas culturais afeto - cognição Dialética Teoria e Método cooperação Brasil-Angola Lev Vigotski - discussões históricas memória aprendizagem Carreira acadêmica professores ISCED/UON Angola language, culture, situated social cognition escola pública; Angola; Brasil regulação-resistência Literacy; Infants sentidos; brincar psicologia educacional Psicologia Cognitiva PNA Pesquisa educacional educação pública, laica gratuita avaliação pós-graduação interactional ethnography escrita; discurso; EJA;EFNA etnografia, educação, Brasil gênero ciências sala de aula relações Pavlovianismo produção Vigotski etnografia - metodologia - sala de aula childhood ; schooling doutorado latinoamericano teses educação infantil; fundamentos crianças, jovens, aprendizagem Interational Ethnography; Discourse of Inquiry interational ethnography; video analysis Seminário LAPED desenvolvimemto humano Educação Superior PSICOLOGIA, ANGOLA, EDUCAÇÃO práticas de leitura - EJA - identidade prática discursiva; EJA aproriação, escrita EJA proposta avaliação TEORIA; MÉTODO gabinetes psico-pedagógicos infância; escolarização fala - ser humano - historico-cultural Psicologia Bebês, educação; cuidado pesquisa; ambiente escolar BRINCADEIRAS; ALUNAS contrastes formação continuada - LASEB aprendizagem, desenvolvimento, EJA inclusão; exclusão; modernidade linguagem; cultura; crianças; adultos ENSINO; APRENDIZGEM;DESENVOLVIMENTO programa de doutorado latinoamericano diagnóstico sala de leitura sala de aula diálogo culturas pós-graduação; Brasil aprendizagem; desenvolvimento;sala de aula diferenças cognitivas ensino e aprendizagem de surdos progressão vertical Educação Matemática - Alfabetização - Letramento Seleção Mestrado e Doutorado carreira magistério superior avaliação mestrado recredenciamento; docentes; PPGEDU; UFRGS motivação em sala de aula relações discursivas dificuldades, aprendizagem métodos alfabetização Pedagogo perfil formação significados, crianças, desenho Jovens; uso; conhecimento matemático ciência; imaginação apropriação cultura na educação infantil brincadeiraa; bebês Anos Finais do Ensino Fundamental Subjetividade Formação de Professores avaliação ciclo inicial relation, knowing, formation sistema acadêmcio, situação de alunos Educação do Campo ethnocultural empathy, parecer ad-hoc Ad-hoc Estudo de bebês jogo; dialética Historia da Psicologia da Educacao cooperação internacional sul-sul Colaboração parecerista ad-hoc CNPq Pró mobilidade internacional parecerista. artigo especialização, ensino de ciências Plano de trabalho avaliação relatórios INA inclusão; crianças deficientes CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ETNOGRAFIA rede latinoamericana consultoria ad-hoc parecerista, artigo Educação Infantil - desenvolvimento - aprendizagem
CTIT UFMG