Vanessa Sena Tomaz http://lattes.cnpq.br/6635454822711491

Última atualização do Lattes: 04.12.2022

Nomes de citação: TOMAZ, V. S. / TOMAZ, VANESSA SENA
Numero de Citações: Não informado

Fator H: Não informado

Mestrado: 5
Doutorado: 4
Pos-Doutorado: 1
Outras: 80
  • Trabalho Técnico (44)+
    • Ano
      2021
      Título
      DECORATIVE AND REPRESENTATIONAL PICTURES IN MODELLING PROBLEMS
    • Ano
      2021
      Título
      REASONING ACROSS THE CURRICULUM WITH A MEASUREMENT UNIT THAT VARIES IN SIZE
    • Ano
      2021
      Título
      STUDENTS SQUARE-ROOT FROM SQUARED THINGS: COMMOGNITIVE ACCOUNT FOR SEEMING CONFLICTS WITHIN STUDENTS? DISCOURSES
    • Ano
      2021
      Título
      Delineamento das Etapas e dos Procedimentos da Teoria Fundamentada em Pesquisas e Investigações em Educação Matemática
    • Ano
      2021
      Título
      Corpo, educação e identidade em comunidades quilombolas
    • Ano
      2021
      Título
      SUBALTERNAÇÃO COMERCIAL EM CENÁRIOS INDÍGENAS: A BIOPIRATARIA E EXPLORAÇÕES OCORRIDAS NA AMAZÔNIA
    • Ano
      2021
      Título
      Abordagem vygotskyana e valorização dos saberes alimentares na escolarização kaingang paranaense
    • Ano
      2021
      Título
      Projeto Piloto de Conectividade Internet para Áreas Indígenas e Quilombolas
    • Ano
      2021
      Título
      GLOBAL REVIEW OF ARTICLES
    • Ano
      2020
      Título
      Experiencing number in a digital, multitouch environment
    • Ano
      2020
      Título
      Desenvolvimento de um exercício de imaginação pedagógica a partir de uma proposta metodológica interdisciplinar
    • Ano
      2020
      Título
      CONTRADIÇÕES NA ATIVIDADE DOCENTE DE UM PROFESSOR DE FÍSICA: MANIFESTAÇÕES NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
    • Ano
      2020
      Título
      The Mathematisation Process as Object-oriented Actions of a Modelling Activity System
    • Ano
      2019
      Título
      A FRAMEWORK FOR DETERMINING THE EMBEDDED INSTRUCTIONAL APPROACH IN MATHEMATICS TEXTBOOKS
    • Ano
      2019
      Título
      MAKING SCHOOL MATHEMATICS REAL AND MEANINGFUL FOR DIVERSE LEARNERS
    • Ano
      2019
      Título
      ?A GENTE SENTA E VAI ESCREVER?: APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E DA CULTURA ESCRITA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS SOCIAIS XAKRIABÁ
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer artigo CULTURAL HISTORICAL ACTIVITY THEORY RESEARCH IN KOREAN MATHEMATICS CLASSROOM
    • Ano
      2018
      Título
      PRODUCTIVE WAYS OF ORGANISING PRACTICUM ? WHAT DO WE KNOW? A SYSTEMATIC REVIEW
    • Ano
      2018
      Título
      EXAMINING TEACHERS' DISCOURSE ON STUDENTS' STRUGGLE THROUGH FIGURED WORLDS
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Intervenção didático-formativa: uma proposta metodológica para pesquisas-formação numa perspectiva desenvolvimental
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Bases teóricas interdisciplinares para a formação do Professor de Matemática
    • Ano
      2017
      Título
      Processo seletivo multimodal para Maxakali 2017 - embasamento legal e teórico
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo CONTENT- AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING: A FIELD EXPERIMENT FOR PERCENTAGES
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo COMPARING THE PROFESSIONAL LEXICONS OF CZECH AND FRENCH MATHEMATICS TEACHERS
    • Ano
      2017
      Título
      FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEMÁTICA INDÍGENA NOS CURSOS DE HISTÓRIA DE UNIVERSIDADES CEARENSES
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 40th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 40)
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 13th International Congress on Mathematical Education ? ICME- Hamburg
    • Ano
      2016
      Título
      Formação para Requerer Certificação de Professores Indígenas Maxakali - Relatório Síntese do Processo Avaliativo
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer para trabalho no 39th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 39)
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Bolema
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico da SBEM
    • Ano
      2015
      Título
      Educação Escolar Indígena Maxakali: Relatório de Visita realizada em Julho de 2015 ao Território Indígena Maxakali
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer para trabalho no 38 th 38th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 38)
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de avaliação de obras para PNBE Temático
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de obras para o PNBE Professor
    • Ano
      2011
      Título
      Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Avaliação de trabalhos submetidos ao X Encontro Nacional de Educação Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para avaliação de trabalhos do XV ENDIPE
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de avaliação de trabalhos para o III Encontro de Educação Matemática do Nordeste Mineiro
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o artigo: Saberes matemáticos na ação cidadã: conhecimento de números decimais de Jovens e Adultos
    • Ano
      2009
      Título
      Material Didático do Sistema Pitágoras
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de Itens
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de itens para avaliação
Maria Manuela David Luciana Pereira de Sousa Lucio F. C. Maxakali Maria da Penha Lopes Maria Gorete Neto Josiley Francisco de Souza Jussara de Loiola Araújo Airton Carrão Machado André Augusto Deodato Paula Cristina Pereira Silva Paulo Henrique Nogueira Ozirlei Teresa Marcilino Louis Botha Maria Cristina Costa Ferreira Eduardo Sarquis Soares Diva Silva Terezinha Kawasaki Maria Inês Goulart Josiley Francisco de Souza Mariza Góes Isabela Silva Costa Diego dos Santos Pinheiro Ilaine da Silva Campos Valdemar Ferreira dos Santos Badé Maxakali Joviel Maxakali Damião Maxakali Antônio Maxakali Alenildo Maxakali Adolfo Maxakali Tuilá Maxakali Tevassouro Maxakali Reginaldo Maxakali Nobinho Maxakali Marquinhos Maxakali Manoel Kelé Maxakali Glorinha Maxakali Diolina Maxakali Dina Maxakali Carlos Alexandre Maxakali Basilio Maxakali Fabinho Maxakali Major Maxakali DAVID, MARIA MANUELA Rafael Andrés Urrego Posada Carolina Tamayo-Osorio Paula Cristina Pereira Silva Clarisse Alvarenga Adriele Braz Poncada Cristina Frade Werly P. de Abreu Marcia Maria Fusaro Pinto Maria Manuela David Geraldo Magela Magmani Ana Rafaela Correia Ferreira Nilton Francisco Cardoso Yrjö Engeström Júnia Maísa Oliveira Pereira Analisa Sannino Jose Marcos Silva Nogueira Cassio Goncalves do Rego Giovanna Cotta Carvalho Pedro Rocha Paulo Roberto Figueiredo Maia Carlos Sandro Campos Lucia Pereira de Souza Mariane Dias Araújo Gelsa Knijinik Maria Elasir Seabra Gomes Paula Resende Adelino FERREIRA, MARIA CRISTINA COSTA Maria das Graças Gomes Barbosa Plinio Cavalcanti Moreira Samira Zaidan Zezinho Maxakali Suyhê Pataxó Diana Pereira de Araújo Rocha Rodrigo Ednilson de Jesus Airton Carrrão Machado Margarida Maxakali Pollayne L. da Mota João Bidé Maxakali Jami Maxakali Neuza R. S. Oliveira Shirley Aparecida Miranda Manoel Antônio de O. Silva Paulo Vinícius Baptista da Silva Maiane G. de Oliveira Edilene dos S. Araújo Augusta Aparecida Neves de Mendonça Dario Lopo de Oliveira Renata Cristina Soares Silva Alípio F. da Cruz Eni de Faria Abedias P. de Sousa Iracema Campos Cusati Leandro K. M. M. Chamorro Juarez Melgaço Valadares Amagilda P. de Souza Ilaine Campos Leidiane da Silva Souza Jessia Braz de Jesus Everton Braz dos Santos Júlio Emílio Diniz-Pereira Erilsa Braz dos Santos Celio Silveira Junior Alex Pinheiro
Educação matemática aprendizagem matematica práticas escolares Educação Escolar Indígena aprendizagem situada Interdisciplinaridade EDUCAÇÃO INDÍGENA currículo Teoria da Atividade transferência de aprendizagem sala de aula Atividade modelagem educação de jovens e adultos Interculturalidade Activity Theory Pesquisa de autoria indigena Professor Etnomatemática sistematização Geometria perspectiva histórico-cultural da atividade Multimodalidade Formação Intercultural de professores indigenas Educação Matemática Crítica educação básica projeto contextualização significados Expansive learning Práticas culturais indígenas Educação intercultural indígena Práticas de numeramento Língua Maxakali Educação Infantil pesquisa matemática do cotidiano expansive cycles Formação de Professores Interação licenciatura Indigenas Maxakali Teoria Histórico-cultural da Atividade Processo Seletivo Indígena Ensino de Física Formação de Professores Indigenas Números Racionais terceiro ciclo do ensino fundamental Aritmética: operações com números naturais concepções Escola Integrada da RME-BH Proporcionalidade Indigenous education Formação Intercultural Indígena ensino de Matemática reformulação curricular AVALIAÇÃO historicity Educação do Campo ensino de geometria saberes tradicionais Resolução de Problemas aprendizagem etnografia Povo Indigena Xakriaba Escola Maxakali comunidades de prática Aprendizagem Expansiva oficinas Apropriação coteaching drawings Professores Maxakali Metodologias de pesquisa indigenas Egressos Indígena Pataxó Pibid concurso professor Memorial comunicação Divisão do trabalho Práticas matemáticas escolares Tecnociência Licenciatura em Educação do Campo Historicidade Formação de Educadores Indígenas Atividade de trabalho Metodologias de pesquisa matemática maxakali Arquitetura vernacular africana Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Tensions and contradictions Formação Profissional à Distância números reais avaliação em matematica Matemática Financeira Epistemologias indigenas Nepso Formação de engenheiros Indigenous Mathematics Education geometry Matemática escolar Linguagem matemática Professores Indígenas estágio supervisionado notorio Saber modelagem matemática simetria Estatística história de vida Atividade Matemática Escolar Maxakali People Educação para relações etnico-raciais Experiências cultural-historical activity praticas culturais Maxakali Formação Continuada de Professores Povo Pataxó Bahia Discurso sobre curriculo Literacia Estatística Trabalho em grupo Estratégias de cálculo deslocamento numbers Educação Estatística probability Mathematics knowlegde Xakriabá práticas educativas resistência licenciatura em Matemática matemática ambiente de modelagem conteúdos de matemática praticas educativas maxakali Indigenas Xakriabá Educação Bilingue para Surdos Escolas do Campo Saberes matemáticos Problemas narrativas Contabilidade Escola Indígena Maxakali projeto político pedagógico Water consumption Imaginação pedagógica experience percentage Alunos Surdos performance Interdisciplinary Educação Matemática Escolar ciclo da lua Educação de Surdos Escola Indigena Calendário Sociocultural Movimento Financeiro Mathematics Education Demografia covid-19 frações relação professor,aluno rebelde e matemática Povo Xakriabá práticas matemáticas indígenas pesquisa acadêmica Trabalho escravo infantil Linguagem Regulação do trabalho docente Políticas educacionais neoliberais Proposta metodológica modelagem matemática na educação matemática economy UNIFEI Tikmu'un - Maxakali Territorios de formação docente Educação Ambiental Mãe-Terra Escolas de Tempo Integral Pensamento Narrativo Afetividade Avalia BH Cultura escrita Dispositivo de governamentalidade Resolução de problemas conceituais Saberes Profissionais affective transdisciplinary perfil de alunos iniciantes e concluintes Instituto Nacional de Educação de Surdos Violação de direitos Saberes Tradicionais Pataxó formação para cidadania mídias digitais sistemas numéricos Artesanato de Madeira material didático Educação financeira agência Práticas Socioculturais Visualizaton in mathematics education Educação Integral em tempo integral Pertencimento analise da pratica pedagogica Aprendizagem em grupo Ritual da Lua Cheia Patrimônio Pibid Diversidade Metodologia para intervenção em sala de aula teachers atuação do professor Magnitudes and Measurement Gestos Professores dos anos iniciais mobilidade e mudanças de regras políticas educacionais Práticas sociais Apropriação de práticas de numeramento Licenciatura Intercultural Jogos de Linguagem matemáticos algorithm Decolonialismo Bolsa Permanência Probabilidades slave work Proportional reasoning Jogos de linguagem Fazer juntos perspectiva desenvolvimental cultura africana; aprendizagem; geometria ENEM; Contextualização; Numeramento Interações em sala de aula gestão escolar representações sociais Meio Ambiente Contradições Conhecimento matemático para o ensino Prática como Componente Curricular jovens sala de aula de matemática zero Projetos sociais Xakriabá educação matemática; Educação etnico-racial Educação Integral Educação Professor Adjunto Roça Maxakali Educação Maxakali Radio Xakriabá praticas escolares Maxakali Infecções por Coronavírus Zabumba Xariabá Educação Inclusiva Povo Indigena Akwê Xerente Pessoas surdas Indigenas Pataxó Tikmũ?ũn Trigonometria Aprendizagem Docente Escola Tikmũ?ũn Brincadeiras Medida de comprimento Conceito de numero jogos Materiais concretos Sequencias e padrões Quadriláteros Razão e Proporção Calculadora Triangulos Economia Indígena população Novas Tecnologias na sala de aulas Caça Maxakali Artesanato Ensino Superior Atividade de trabalho de professoras território School Mathematical Activity Everyday situations Educação matemática. Formação de professores. Mate visual representation Transfer Processos Cognitivos ACPP Análise Crítica da Prática Pedagógica Ethnomatematics indigenous knowlegde Atividade docente História da Matemática praticas de escrita Economia Tikmũ?ũn Licenciatura Intercultural Indigena Tensionamentos Indígena Maxakali Planejamento Financeiro Miniature Cycles Classroom mathematical activity algebraic Grandezas e Medidas boundary crossing ZDP LASEB - Formação Continuada Laseb Indigenização dos projetos Metáforas Conceituais análise microgenética Enfermagem Festas Tradicionais Docência Lingua de sinais Programa Ciência Sem Fronteiras Escrevivencia intervenção docente Ensino Fundamental pós-modernidade curriculo intercultural indígena Conhecimento Profissional Docente Atividade em Grupo Ensino Médio Técnico reflexão sobre a prática curriculum elementary school potenciação Números inteiros Pesquisas indigenas Etnomatematiica Multilinguismo Pandemia de Covid-19 Paulo Freire Artes indigena Iniciação científica Conectividade formação continuada Relações interdisciplinares TouchCounts números censo populacional indígena tratamento da informação Modos Comunicacionais Etnodesign Tecnologia macro-scaffolding Maxakali Ciclagem milho primeiro ciclo do ensino fundamental leitura e escrita orientação sistema de numeração decimal pensamento algébrico medidas de comprimento Escolas Maxakali
CTIT UFMG