Vanessa Sena Tomaz http://lattes.cnpq.br/6635454822711491

Última atualização do Lattes: 17.08.2023

Nomes de citação: TOMAZ, V. S. / TOMAZ, VANESSA SENA
Numero de Citações: Não informado

Fator H: Não informado

Mestrado: 5
Doutorado: 4
Pos-Doutorado: 1
Outras: 83
  • Trabalho Técnico (44)+
    • Ano
      2021
      Título
      DECORATIVE AND REPRESENTATIONAL PICTURES IN MODELLING PROBLEMS
    • Ano
      2021
      Título
      REASONING ACROSS THE CURRICULUM WITH A MEASUREMENT UNIT THAT VARIES IN SIZE
    • Ano
      2021
      Título
      STUDENTS SQUARE-ROOT FROM SQUARED THINGS: COMMOGNITIVE ACCOUNT FOR SEEMING CONFLICTS WITHIN STUDENTS? DISCOURSES
    • Ano
      2021
      Título
      Delineamento das Etapas e dos Procedimentos da Teoria Fundamentada em Pesquisas e Investigações em Educação Matemática
    • Ano
      2021
      Título
      Corpo, educação e identidade em comunidades quilombolas
    • Ano
      2021
      Título
      SUBALTERNAÇÃO COMERCIAL EM CENÁRIOS INDÍGENAS: A BIOPIRATARIA E EXPLORAÇÕES OCORRIDAS NA AMAZÔNIA
    • Ano
      2021
      Título
      Abordagem vygotskyana e valorização dos saberes alimentares na escolarização kaingang paranaense
    • Ano
      2021
      Título
      Projeto Piloto de Conectividade Internet para Áreas Indígenas e Quilombolas
    • Ano
      2021
      Título
      GLOBAL REVIEW OF ARTICLES
    • Ano
      2020
      Título
      Experiencing number in a digital, multitouch environment
    • Ano
      2020
      Título
      Desenvolvimento de um exercício de imaginação pedagógica a partir de uma proposta metodológica interdisciplinar
    • Ano
      2020
      Título
      CONTRADIÇÕES NA ATIVIDADE DOCENTE DE UM PROFESSOR DE FÍSICA: MANIFESTAÇÕES NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
    • Ano
      2020
      Título
      The Mathematisation Process as Object-oriented Actions of a Modelling Activity System
    • Ano
      2019
      Título
      A FRAMEWORK FOR DETERMINING THE EMBEDDED INSTRUCTIONAL APPROACH IN MATHEMATICS TEXTBOOKS
    • Ano
      2019
      Título
      MAKING SCHOOL MATHEMATICS REAL AND MEANINGFUL FOR DIVERSE LEARNERS
    • Ano
      2019
      Título
      ?A GENTE SENTA E VAI ESCREVER?: APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E DA CULTURA ESCRITA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS SOCIAIS XAKRIABÁ
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer artigo CULTURAL HISTORICAL ACTIVITY THEORY RESEARCH IN KOREAN MATHEMATICS CLASSROOM
    • Ano
      2018
      Título
      PRODUCTIVE WAYS OF ORGANISING PRACTICUM ? WHAT DO WE KNOW? A SYSTEMATIC REVIEW
    • Ano
      2018
      Título
      EXAMINING TEACHERS' DISCOURSE ON STUDENTS' STRUGGLE THROUGH FIGURED WORLDS
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Intervenção didático-formativa: uma proposta metodológica para pesquisas-formação numa perspectiva desenvolvimental
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Bases teóricas interdisciplinares para a formação do Professor de Matemática
    • Ano
      2017
      Título
      Processo seletivo multimodal para Maxakali 2017 - embasamento legal e teórico
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo CONTENT- AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING: A FIELD EXPERIMENT FOR PERCENTAGES
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo COMPARING THE PROFESSIONAL LEXICONS OF CZECH AND FRENCH MATHEMATICS TEACHERS
    • Ano
      2017
      Título
      FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEMÁTICA INDÍGENA NOS CURSOS DE HISTÓRIA DE UNIVERSIDADES CEARENSES
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 40th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 40)
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 13th International Congress on Mathematical Education ? ICME- Hamburg
    • Ano
      2016
      Título
      Formação para Requerer Certificação de Professores Indígenas Maxakali - Relatório Síntese do Processo Avaliativo
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer para trabalho no 39th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 39)
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Bolema
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico da SBEM
    • Ano
      2015
      Título
      Educação Escolar Indígena Maxakali: Relatório de Visita realizada em Julho de 2015 ao Território Indígena Maxakali
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer para trabalho no 38 th 38th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 38)
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de avaliação de obras para PNBE Temático
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de obras para o PNBE Professor
    • Ano
      2011
      Título
      Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Avaliação de trabalhos submetidos ao X Encontro Nacional de Educação Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para avaliação de trabalhos do XV ENDIPE
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de avaliação de trabalhos para o III Encontro de Educação Matemática do Nordeste Mineiro
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o artigo: Saberes matemáticos na ação cidadã: conhecimento de números decimais de Jovens e Adultos
    • Ano
      2009
      Título
      Material Didático do Sistema Pitágoras
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de Itens
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de itens para avaliação
Maria Manuela David Luciana Pereira de Sousa Lucio F. C. Maxakali Ilaine da Silva Campos Paula Cristina Pereira Silva Maria Gorete Neto Jussara de Loiola Araújo Josiley Francisco de Souza Airton Carrão Machado André Augusto Deodato Maria da Penha Lopes Paula Cristina Pereira Silva Marcelo Zelic FERREIRA, MARIA CRISTINA COSTA Roberto Romero Tuilá Maxakali Tevassouro Maxakali Rosângela Pereira Tugny Reginaldo Maxakali Nobinho Maxakali Marquinhos Maxakali Manoel Kelé Maxakali Glorinha Maxakali Diolina Maxakali Dina Maxakali Carlos Alexandre Maxakali Basilio Maxakali Fabinho Maxakali Major Maxakali DAVID, MARIA MANUELA Paulo Henrique Nogueira Ozirlei Teresa Marcilino Louis Botha Eduardo Sarquis Soares Diva Silva Terezinha Kawasaki Maria Inês Goulart Rafael Andrés Urrego Posada Mariza Góes Isabela Silva Costa Diego dos Santos Pinheiro Carolina Tamayo-Osorio Maria Cristina Costa Ferreira Valdemar Ferreira dos Santos Badé Maxakali Joviel Maxakali Damião Maxakali Antônio Maxakali Josiley Francisco de Souza Alenildo Maxakali Adolfo Maxakali Zezinho Maxakali Mara Vanessa Fonseca Dutra Frankneile de Melo Silva Renato Gavassi Nilton Francisco Cardoso Júnia Maísa Oliveira Pereira Jose Marcos Silva Nogueira Cassio Goncalves do Rego Airton Carrrão Machado Pollayne L. da Mota Neuza R. S. Oliveira Manoel Antônio de O. Silva Maiane G. de Oliveira Edilene dos S. Araújo Dario Lopo de Oliveira Alípio F. da Cruz Abedias P. de Sousa Leandro K. M. M. Chamorro Amagilda P. de Souza Leidiane da Silva Souza Jessia Braz de Jesus Everton Braz dos Santos Erilsa Braz dos Santos Alex Pinheiro Adriele Braz Poncada Werly P. de Abreu Maria Manuela David Ana Rafaela Correia Ferreira Suyhê Pataxó Diana Pereira de Araújo Rocha Yrjö Engeström Rodrigo Ednilson de Jesus Analisa Sannino Margarida Maxakali Giovanna Cotta Carvalho João Bidé Maxakali Jami Maxakali Shirley Aparecida Miranda Paulo Vinícius Baptista da Silva Pedro Rocha Paulo Roberto Figueiredo Maia Carlos Sandro Campos Maria das Graças Gomes Barbosa Augusta Aparecida Neves de Mendonça Renata Cristina Soares Silva Eni de Faria Danielle Alves Martins Iracema Campos Cusati Lucia Pereira de Souza Anna Boross Mariane Dias Araújo Maria Elasir Seabra Gomes Victor Miranda Gelsa Knijinik Clarisse Alvarenga Plinio Cavalcanti Moreira Ilaine Campos Júlio Emílio Diniz-Pereira Celio Silveira Junior Samira Zaidan Cristina Frade Juarez Melgaço Valadares Geraldo Magela Magmani Lucio Flávio Maxakali Paula Resende Adelino Lucio Maxakali Márcia Maria Fusaro Pinto
Educação Matemática aprendizagem matematica aprendizagem situada Práticas Escolares Educação Escolar Indígena interdisciplinaridade Educação Indígena Currículo Teoria da Atividade Sala de Aula Transferência de aprendizagem Atividade Interculturalidade modelagem Activity Theory Educação de Jovens e Adultos Pesquisa de autoria indigena Professor Etnomatemática Geometria sistematização Multimodalidade perspectiva histórico-cultural da atividade Educação Básica Projeto Formação intercultural de professores indígenas Educação Matemática Crítica Contextualização Expansive learning Educação intercultural indígena Pesquisa Educação Infantil significados práticas de numeramento Práticas culturais indígenas Língua Maxakali matemática do cotidiano expansive cycles Formação de professores Ensino de Física Teoria Histórico-cultural da Atividade Formação de professores Indígenas Indigenas Maxakali Processo Seletivo Indígena terceiro ciclo do ensino fundamental Licenciatura Interação números racionais Ensino de Geometria Escola Maxakali Formação Intercultural Indígena Resolução de Problemas concepções etnografia Aprendizagem Expansiva Proporcionalidade notorio Saber Ensino de Matemática Povo Indigena Xakriaba Aritmética: operações com números naturais Professores indígenas historicity Indigenous Education reformulação curricular Oficinas Aprendizagem Educação do Campo Avaliação Atividade de trabalho Escola Integrada da RME-BH comunidades de prática saberes tradicionais praticas culturais Maxakali drawings Pessoas surdas NEPSO divisão do trabalho números reais Licenciatura em Educação do Campo Historicidade Tecnociência Epistemologias indigenas Metodologias de pesquisa indigenas Apropriação Indígena Pataxó Matemática Financeira Professores Maxakali Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Tensions and contradictions avaliação em matematica Licenciatura Intercultural Indigena Geometry concurso professor Indigenous Mathematics Education Egressos comunicação matemática maxakali metodologias de pesquisa Arquitetura vernacular africana Linguagem matemática Atividade Matemática Escolar coteaching práticas educativas Formação continuada de professores cultural-historical activity Experiências Matemática Escolar Maxakali People Memorial história de vida curriculo intercultural indígena Educação Financeira Tikmu'un - Maxakali formação de engenheiros simetria Formação de Educadores Indígenas Estágio supervisionado Povo Pataxó Bahia Formação Profissional à Distância PIBID Estatística modelagem matemática Práticas matemáticas escolares Apropriação de práticas de numeramento Educação para relações etnico-raciais Problemas narrativas Imaginação pedagógica Magnitudes and Measurement Experience Estratégias de cálculo percentage teachers performance Escolas do Campo Educação de surdos ciclo da lua práticas matemáticas indígenas Educação Matemática Escolar Interdisciplinary Trabalho em grupo Literacia Estatística Projeto político pedagógico deslocamento relação professor,aluno rebelde e matemática Demografia Povo Xakriabá Educação Estatística mídias digitais frações medicina tradicional Pataxó praticas educativas maxakali Escola indígena Terras Indígenas conteúdos de matemática Matemática Licenciatura em Matemática resistência Movimento Financeiro Contabilidade pesquisa acadêmica Metodologia para intervenção em sala de aula Políticas educacionais neoliberais Patrimônio Ritual da Lua Cheia Aprendizagem em grupo pertencimento Educação Integral em tempo integral Gestos Professores dos anos iniciais Jogos de Linguagem slave work Probabilidades Decolonialismo práticas sociais Indigenas Xakriabá Afetividade Mãe-Terra Territorios de formação docente atuação do professor Fazer juntos Xakriabá Alunos Surdos Water consumption Escola Indígena Maxakali ambiente de modelagem Calendário Sociocultural Regulação do trabalho docente Linguagem Trabalho escravo infantil Mathematics Education Saberes matemáticos Discurso sobre curriculo probability Plano de Gestão Territorial numbers Mathematics knowlegde Educação Bilíngue para Surdos economy sistemas numéricos formação para cidadania Educação Ambiental Escolas de Tempo Integral Pensamento Narrativo Cultura escrita agência Práticas Socioculturais políticas educacionais Licenciatura Intercultural Jogos de Linguagem matemáticos Algorithm Bolsa Permanência Proportional reasoning Avalia BH mobilidade e mudanças de regras Visualizaton in mathematics education analise da pratica pedagogica UNIFEI modelagem matemática na educação matemática Assédio Moral perfil de alunos iniciantes e concluintes Armazém Memória Diretrizes curriculares para escola indígena Proposta Metodológica affective transdisciplinary Instituto Nacional de Educação de Surdos Floresta Maxakali Violação de Direitos Saberes Tradicionais Pataxó covid-19 Artesanato de Madeira material didático Saberes Profissionais Resolução de problemas conceituais Dispositivo de governamentalidade Pibid Diversidade perspectiva desenvolvimental cultura africana; aprendizagem; geometria ENEM; Contextualização; Numeramento Interações em sala de aula gestão escolar representações sociais Meio Ambiente Contradições Conhecimento matemático para o ensino Prática como componente curricular jovens Sala de aula de Matemática Zero Projetos sociais Xakriabá Trigonometria educação matemática; espiritualidade Educação Professor Adjunto Roça Maxakali Tikmu'un-Maxakali Educação Maxakali praticas escolares Maxakali infecções por coronavirus Zabumba Xariabá Educação Inclusiva Povo Indigena Akwê Xerente Indigenas Pataxó Tikmũ?ũn Educação Integral Educação etnico-racial aprendizagem docente Escola Tikmũ?ũn Radio Xakriabá Brincadeiras Medida de comprimento Conceito de numero Jogos Materiais concretos Sequencias e padrões Quadriláteros Razão e Proporção Calculadora Triangulos Economia Indígena população Novas Tecnologias na sala de aulas Caça Maxakali Artesanato Atividade de trabalho de professoras território School Mathematical Activity Everyday situations Educação matemática. Formação de professores. Mate visual representation Transfer Processos Cognitivos ACPP Análise Crítica da Prática Pedagógica Ethnomatematics indigenous knowlegde Atividade docente Ensino Superior História da Matemática Escolas Maxakali Construção de casas Economia Tikmũ?ũn Tensionamentos Indígena Maxakali Planejamento Financeiro Miniature Cycles Classroom mathematical activity algebraic Grandezas e Medidas boundary crossing ZDP LASEB - Formação Continuada Laseb reflexão sobre a prática CURRICULUM Indigenização dos projetos Metáforas Conceituais Práticas de Escrita Enfermagem Festas Tradicionais Docência Língua de Sinais Programa Ciência Sem Fronteiras escrevivência intervenção docente Ensino Fundamental pós-modernidade Conhecimento Profissional Docente Atividade em Grupo Ensino Médio Técnico Análise Microgenética Elementary School Modos Comunicacionais Números Inteiros Pesquisas indigenas Etnomatematiica Multilinguismo Lançamento de livro Pandemia de COVID-19 Paulo Freire Artes indigena Iniciação Científica ditadura militar Agrofloresta conectividade Formação continuada TouchCounts potenciação numeros Etnodesign Tecnologia maxakali Relações interdisciplinares Ciclagem MILHO primeiro ciclo do ensino fundamental Leitura e escrita orientação sistema de numeração decimal Pensamento algébrico medidas de comprimento Tratamento da informação censo populacional indígena macro-scaffolding
CTIT UFMG