Vanessa Sena Tomaz http://lattes.cnpq.br/6635454822711491

Última atualização do Lattes: 24.01.2022

Nomes de citação: TOMAZ, V. S. / TOMAZ, VANESSA SENA
Numero de Citações: Não informado

Fator H: Não informado

Mestrado: 5
Doutorado: 2
Pos-Doutorado: 1
Outras: 77
  • Trabalho Técnico (44)+
    • Ano
      2021
      Título
      DECORATIVE AND REPRESENTATIONAL PICTURES IN MODELLING PROBLEMS
    • Ano
      2021
      Título
      REASONING ACROSS THE CURRICULUM WITH A MEASUREMENT UNIT THAT VARIES IN SIZE
    • Ano
      2021
      Título
      STUDENTS SQUARE-ROOT FROM SQUARED THINGS: COMMOGNITIVE ACCOUNT FOR SEEMING CONFLICTS WITHIN STUDENTS? DISCOURSES
    • Ano
      2021
      Título
      Delineamento das Etapas e dos Procedimentos da Teoria Fundamentada em Pesquisas e Investigações em Educação Matemática
    • Ano
      2021
      Título
      Corpo, educação e identidade em comunidades quilombolas
    • Ano
      2021
      Título
      SUBALTERNAÇÃO COMERCIAL EM CENÁRIOS INDÍGENAS: A BIOPIRATARIA E EXPLORAÇÕES OCORRIDAS NA AMAZÔNIA
    • Ano
      2021
      Título
      Abordagem vygotskyana e valorização dos saberes alimentares na escolarização kaingang paranaense
    • Ano
      2021
      Título
      Projeto Piloto de Conectividade Internet para Áreas Indígenas e Quilombolas
    • Ano
      2021
      Título
      GLOBAL REVIEW OF ARTICLES
    • Ano
      2020
      Título
      Experiencing number in a digital, multitouch environment
    • Ano
      2020
      Título
      Desenvolvimento de um exercício de imaginação pedagógica a partir de uma proposta metodológica interdisciplinar
    • Ano
      2020
      Título
      CONTRADIÇÕES NA ATIVIDADE DOCENTE DE UM PROFESSOR DE FÍSICA: MANIFESTAÇÕES NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
    • Ano
      2020
      Título
      The Mathematisation Process as Object-oriented Actions of a Modelling Activity System
    • Ano
      2019
      Título
      A FRAMEWORK FOR DETERMINING THE EMBEDDED INSTRUCTIONAL APPROACH IN MATHEMATICS TEXTBOOKS
    • Ano
      2019
      Título
      MAKING SCHOOL MATHEMATICS REAL AND MEANINGFUL FOR DIVERSE LEARNERS
    • Ano
      2019
      Título
      ?A GENTE SENTA E VAI ESCREVER?: APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E DA CULTURA ESCRITA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS SOCIAIS XAKRIABÁ
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer artigo CULTURAL HISTORICAL ACTIVITY THEORY RESEARCH IN KOREAN MATHEMATICS CLASSROOM
    • Ano
      2018
      Título
      PRODUCTIVE WAYS OF ORGANISING PRACTICUM ? WHAT DO WE KNOW? A SYSTEMATIC REVIEW
    • Ano
      2018
      Título
      EXAMINING TEACHERS' DISCOURSE ON STUDENTS' STRUGGLE THROUGH FIGURED WORLDS
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Intervenção didático-formativa: uma proposta metodológica para pesquisas-formação numa perspectiva desenvolvimental
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Bases teóricas interdisciplinares para a formação do Professor de Matemática
    • Ano
      2017
      Título
      Processo seletivo multimodal para Maxakali 2017 - embasamento legal e teórico
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo CONTENT- AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING: A FIELD EXPERIMENT FOR PERCENTAGES
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo COMPARING THE PROFESSIONAL LEXICONS OF CZECH AND FRENCH MATHEMATICS TEACHERS
    • Ano
      2017
      Título
      FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEMÁTICA INDÍGENA NOS CURSOS DE HISTÓRIA DE UNIVERSIDADES CEARENSES
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 40th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 40)
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 13th International Congress on Mathematical Education ? ICME- Hamburg
    • Ano
      2016
      Título
      Formação para Requerer Certificação de Professores Indígenas Maxakali - Relatório Síntese do Processo Avaliativo
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer para trabalho no 39th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 39)
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Bolema
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico da SBEM
    • Ano
      2015
      Título
      Educação Escolar Indígena Maxakali: Relatório de Visita realizada em Julho de 2015 ao Território Indígena Maxakali
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer para trabalho no 38 th 38th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 38)
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de avaliação de obras para PNBE Temático
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de obras para o PNBE Professor
    • Ano
      2011
      Título
      Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Avaliação de trabalhos submetidos ao X Encontro Nacional de Educação Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para avaliação de trabalhos do XV ENDIPE
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de avaliação de trabalhos para o III Encontro de Educação Matemática do Nordeste Mineiro
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o artigo: Saberes matemáticos na ação cidadã: conhecimento de números decimais de Jovens e Adultos
    • Ano
      2009
      Título
      Material Didático do Sistema Pitágoras
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de Itens
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de itens para avaliação
Maria Manuela David Lucio F. C. Maxakali Luciana Pereira de Sousa Paula Cristina Pereira Silva Jussara de Loiola Araújo Maria Gorete Neto André Augusto Deodato Josiley Francisco de Souza Airton Carrão Machado Maria da Penha Lopes Adolfo Maxakali Ilaine da Silva Campos Tuilá Maxakali Tevassouro Maxakali Reginaldo Maxakali Nobinho Maxakali Marquinhos Maxakali Manoel Kelé Maxakali Glorinha Maxakali Diolina Maxakali Dina Maxakali Carlos Alexandre Maxakali Basilio Maxakali Fabinho Maxakali Major Maxakali DAVID, MARIA MANUELA Ozirlei Teresa Marcilino Louis Botha Eduardo Sarquis Soares Diva Silva Terezinha Kawasaki Maria Inês Goulart Mariza Góes Isabela Silva Costa Diego dos Santos Pinheiro Rafael Andrés Urrego Posada Paulo Henrique Nogueira Josiley Francisco de Souza Badé Maxakali Maria Cristina Costa Ferreira Joviel Maxakali Paula Cristina Pereira Silva Damião Maxakali Antônio Maxakali Alenildo Maxakali Cristina Frade Samira Zaidan Zezinho Maxakali Geraldo Magela Magmani Nilton Francisco Cardoso Júnia Maísa Oliveira Pereira Airton Carrrão Machado Pollayne L. da Mota Neuza R. S. Oliveira Manoel Antônio de O. Silva Maiane G. de Oliveira Edilene dos S. Araújo Dario Lopo de Oliveira Alípio F. da Cruz Abedias P. de Sousa Leandro K. M. M. Chamorro Amagilda P. de Souza Leidiane da Silva Souza Jessia Braz de Jesus Everton Braz dos Santos Erilsa Braz dos Santos Alex Pinheiro Adriele Braz Poncada Werly P. de Abreu Maria Manuela David Ana Rafaela Correia Ferreira Yrjö Engeström Analisa Sannino Giovanna Cotta Carvalho Jose Marcos Silva Nogueira Cassio Goncalves do Rego Margarida Maxakali Pedro Rocha João Bidé Maxakali Paulo Roberto Figueiredo Maia Jami Maxakali Carlos Sandro Campos Shirley Aparecida Miranda Paulo Vinícius Baptista da Silva Maria Elasir Seabra Gomes Augusta Aparecida Neves de Mendonça Lucia Pereira de Souza Renata Cristina Soares Silva Mariane Dias Araújo Gelsa Knijinik Eni de Faria FERREIRA, MARIA CRISTINA COSTA Iracema Campos Cusati Júlio Emílio Diniz-Pereira Plinio Cavalcanti Moreira Carolina Tamayo-Osorio Juarez Melgaço Valadares Ilaine Campos Márcia Maria Fusaro Pinto Paula Resende Adelino Celio Silveira Junior Maria das Graças Gomes Barbosa Clarisse Alvarenga
Educação Matemática aprendizagem matematica Práticas Escolares Educação Escolar Indígena aprendizagem situada Interdisciplinaridade Currículo Educação Indígena Teoria da Atividade Transferência de aprendizagem sala de aula Atividade modelagem Interculturalidade Educação de Jovens e Adultos Activity Theory Professor sistematização Geometria Etnomatemática Multimodalidade Pesquisa de autoria indigena Educação Básica Educação Matemática Crítica perspectiva histórico-cultural da atividade contextualização Projeto Língua Maxakali Educação Infantil significados Formação intercultural de professores indígenas Expansive learning Práticas culturais indígenas práticas de numeramento Pesquisa matemática do cotidiano terceiro ciclo do ensino fundamental Licenciatura Processo Seletivo Indígena Formação de professores Indígenas Indigenas Maxakali Interação Formação de professores Números Racionais Ensino de Física expansive cycles historicity Povo Indigena Xakriaba Aprendizagem Expansiva Aprendizagem Indigenous Education Oficinas etnografia comunidades de prática Resolução de Problemas Proporcionalidade Concepções Aritmética: operações com números naturais Formação Intercultural Indígena Escola Integrada da RME-BH Teoria Histórico-cultural da Atividade Educação intercultural indígena reformulação curricular Avaliação Educação do Campo ensino de geometria PIBID Tensions and contradictions Tecnociência Licenciatura em Educação do Campo números reais Historicidade drawings concurso professor Apropriação Matemática Financeira NEPSO Arquitetura vernacular africana Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Maxakali People comunicação Memorial avaliação em matematica Professores Maxakali Egressos matemática maxakali Geometry praticas culturais Maxakali Educação para relações etnico-raciais História de vida metodologias de pesquisa formação de engenheiros Atividade Matemática Escolar Indigenous Mathematics Education Formação Profissional à Distância coteaching Formação continuada de professores cultural-historical activity Simetria Matemática escolar Formação de Educadores Indígenas Professores indígenas modelagem matemática Indígena Pataxó Linguagem matemática Estágio supervisionado Experiências Práticas matemáticas escolares Divisão do Trabalho Estatística pesquisa acadêmica Matemática performance Etnodesign Educação Matemática Escolar Magnitudes and Measurement saberes tradicionais maxakali ciclo da lua Escolas do Campo percentage Experience Estratégias de cálculo práticas matemáticas indígenas relação professor,aluno rebelde e matemática frações Movimento Financeiro Contabilidade Trabalho em grupo Literacia Estatística deslocamento Educação Estatística Imaginação pedagógica Projeto político pedagógico conteúdos de matemática resistência Licenciatura em Matemática Escola indígena Demografia Escola Indígena Maxakali Problemas narrativas Políticas educacionais neoliberais Aprendizagem em grupo pertencimento Educação Integral em tempo integral Gestos jogos de linguagem slave work Ensino de Matemática Probabilidades Apropriação de práticas de numeramento Avalia BH Afetividade Territorios de formação docente economy sistemas numéricos Patrimônio atuação do professor Fazer juntos Alunos Surdos Water consumption ambiente de modelagem Regulação do trabalho docente Linguagem Mathematics Education Saberes matemáticos Discurso sobre curriculo probability numbers decolonialismo Indigenas Xakriabá Xakriabá práticas educativas formação para cidadania perfil de alunos iniciantes e concluintes Cultura escrita agência Práticas Socioculturais políticas educacionais Licenciatura Intercultural Jogos de Linguagem matemáticos algorithm Bolsa Permanência Proportional reasoning mobilidade e mudanças de regras Visualizaton in mathematics education análise da prática pedagógica Pibid Diversidade Metodologia para intervenção em sala de aula Pensamento Narrativo Escolas de Tempo Integral Educação Ambiental Proposta metodológica affective praticas educativas maxakali Saberes Tradicionais Pataxó Notório Saber mídias digitais covid-19 Artesanato de Madeira saberes profissionais Resolução de problemas conceituais práticas sociais Dispositivo de governamentalidade modelagem matemática na educação matemática UNIFEI teachers Professor Adjunto Interações em sala de aula representações sociais Meio Ambiente Contradições Conhecimento matemático para o ensino Prática como Componente Curricular jovens sala de aula de matemática Zero Projetos sociais Xakriabá Trigonometria aprendizagem docente ENEM; Contextualização; Numeramento cultura africana; aprendizagem; geometria educação matemática; Artesanato Caça Maxakali Roça Maxakali Indígenas Javaé Radio Xakriabá praticas escolares Maxakali Infecções por Coronavírus Zabumba Xariabá Indigenas Pataxó Tikmũ?ũn Educação integral gestão escolar Escola Tikmũ?ũn Atividade de trabalho de professoras Medida de comprimento Conceito de numero Jogos Materiais concretos Sequencias e padrões Quadriláteros Razão e Proporção Calculadora Triangulos Economia Indígena população Novas Tecnologias na sala de aulas Brincadeiras Escola Maxakali Ensino Superior território School Mathematical Activity Everyday situations Educação matemática. Formação de professores. Mate visual representation Transfer Processos Cognitivos ACPP Análise Crítica da Prática Pedagógica Ethnomatematics indigenous knowlegde Atividade Docente História da Matemática Educação Práticas de Escrita Tensionamentos Indígena Maxakali Planejamento Financeiro Miniature Cycles Classroom mathematical activity algebraic Grandezas e Medidas boundary crossing ZDP LASEB - Formação Continuada Laseb reflexão sobre a prática Licenciatura Intercultural Indigena Economia Tikmũ?ũn Indigenização dos projetos Enfermagem Festas Tradicionais Programa Ciência Sem Fronteiras intervenção docente Ensino Fundamental pós-modernidade Atividade de trabalho Conhecimento Profissional Docente Atividade em Grupo Ensino Médio Técnico Análise Microgenética Metáforas Conceituais CURRICULUM elementary school Números Inteiros Etnomatematiica Multilinguismo Pandemia de COVID-19 Paulo Freire Artes indigena Iniciação Científica conectividade Formação continuada Relações interdisciplinares TouchCounts macro-scaffolding potenciação números censo populacional indígena Modos Comunicacionais Tecnologia Escolas Maxakali Ciclagem MILHO primeiro ciclo do ensino fundamental Leitura e escrita orientação sistema de numeração decimal Pensamento algébrico medidas de comprimento Tratamento da informação perspectiva desenvolvimental
CTIT UFMG